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A plataforma de mídia social Reddit estreou na bolsa de valores de Nova York nesta quinta-feira (21) com forte alta, encerrando o dia com ganhos de 48,35%, a US$ 50,44.
Com o IPO, a companhia liberou caminho para outras empresas que pretendem abrir seu capital este ano, em um teste do apetite dos investidores por novas emissões de ações.
A companhia norte-americana fixou o preço do IPO no topo da faixa indicativa que ia de US$ 31 a US$ 34 por ação. A operação avaliou o Reddit em US$ 6,4 bilhões e levantou 748 milhões.
A estreia é um grande teste para o mercado de IPOs, onde os investidores estão vendo sinais de retomada dos negócios, graças às crescentes apostas de um pouso suave da economia norte-americana.
“Se a ação do Reddit recuar, isso lançará uma sombra sobre o mercado de IPOs. Muitas empresas darão uma pausa em suas iniciativas de abertura de capital”, disse Julian Klymochko, presidente-executivo da empresa de soluções de investimentos alternativos Accelerate Financial Technologies, antes da abertura das ações.
Como parte de seu plano para recompensar sua base de usuários, o Reddit reservou 8% das ações da oferta para usuários e moderadores qualificados, determinados membros do conselho de administração e amigos e familiares de seus funcionários e diretores.
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Mas a iniciativa está repleta de riscos, dizem analistas. Normalmente excluídos de IPOs, os investidores de varejo ansiosos para ganhar exposição a uma empresa recém-listada compram ações somente quando elas começam a ser negociadas, o que poderia gerar um pico de valorização no primeiro dia.
Permitir o acesso antecipado ao IPO pode reduzir parte dessa demanda. Esses compradores também não estão sujeitos a um período de lock-up e podem optar por vender as ações que conseguiram no IPO no primeiro dia de negociação, o que pode aumentar a volatilidade do preço.
“Não conheço nenhuma empresa que realmente se beneficie da alocação de ações para seus usuários”, disse Alan Vaksman, sócio fundador da empresa de investimentos Launchbay Capital.
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Após seu lançamento em 2005, o Reddit tornou-se um dos pilares da cultura da mídia social. Seu logotipo icônico – que apresenta um alienígena com um fundo laranja – é um dos símbolos mais reconhecidos na Internet.
Os 100 mil fóruns, chamados de “subreddits”, da empresa permitem conversas sobre tópicos que vão “do sublime ao ridículo, do trivial ao existencial, do cômico ao sério”, de acordo com o cofundador e presidente-executivo, Steve Huffman.
O próprio Huffman recorreu a um dos subreddits em busca de ajuda para parar de beber, escreveu ele em uma carta. O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, também fez um “AMA” (“ask me anything”, pergunte-me qualquer coisa) com os usuários do site em 2012.
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O frenesi das ações de tecnologia pode ajudar o Reddit a ter um bom começo na bolsa, disse Josh White, professor assistente de finanças da Universidade de Vanderbilt.
“Não temos muitos IPOs de tecnologia de grande porte. Essas tendem a ser muito populares porque é difícil comprar esse tipo de crescimento”, disse White.
Mas, apesar de seu status de culto no mundo da mídia social, a empresa não conseguiu repetir o sucesso das rivais maiores Meta e X.
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O Reddit afirma estar “nos estágios iniciais da monetização de (seu) negócio” e ainda não obteve lucro anual.
“As verdadeiras notícias virão após a primeira teleconferência sobre os resultados – para onde está indo o dinheiro, como estão os resultados, que mudanças farão”, disse Reena Aggarwal, diretora do Psaros Center for Financial Markets and Policy da Universidade de Georgetown.
(com Reuters)