Quanto já rendeu a “carteira política” na Bolsa? Acompanhe no Meivox

Com o noticiário político ganhando cada vez mais peso no rumo da Bolsa, ações de estatais e do setor financeiro são as que têm reagido com maior valorização às pesquisas

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – O “rali eleitoral” tem guiado a Bolsa desde março, puxando o Ibovespa dos 45 mil pontos para os atuis 56 mil pontos. Nesse período, as ações das empresas estatais e do setor financeiro lideraram os ganhos, levando muitos analistas a montarem um portfólio de ações para se aproveitar das sucessivas quedas de popularidade da atual presidente Dilma Rousseff – principal precursor destas valorizações, segundo eles.

Mas como será que tem andado a tal “carteira política” na Bolsa? Você pode acompanhar esse desempenho a hora que você quiser no perfil InfoMoney criado no simulador de investimentos Meivox (para acessar o perfil, clique aqui).

Você se acha um bom trader? Participe do 1° torneio semestral Auctus e concorra ao prêmio de R$ 300 mil para operar na Bolsa

Com as pesquisas eleitorais ditando o humor dos investidores, estatais e bancos têm sido os mais sensíveis às novidades de intenção de voto, tendo subido muito forte na época em que as intenções de votos em Dilma Rousseff caíram. A leitura do mercado é que uma mudança de governo melhore a situação dessas empresas, que foram fortemente penalizadas por medidas intervencionistas. As ações preferenciais da Petrobras, chegaram a subir 80% nestes 4 meses – no mesmo período, o Ibovespa avançou 28%.

Para acompanhar de perto essas oscilações na Bolsa, o InfoMoney criou uma “carteira eleições” composta somente por estatais e bancos. Ao todo, são cinco papéis, cada um com peso de 20% no portfólio: Petrobras PN (PETR4), Eletrobras PNB (ELET6), Banco do Brasil (BBAS3), Itaú Unibanco PN (ITUB4) e Bradesco PN (BBDC4).

A carteira foi montada em 21 de julho – isto é, muito depois do início do rali eleitoral. Contudo, se ela tivesse sido montada antes da 1ª metade de março – ou seja, antecipando as primeiras pesquisas eleitorais -, o portfólio estaria com rendimento na faixa de 55%. 

Continua depois da publicidade

Nos próximos dias, a Meivox lançará outras carteiras baseadas no noticiário econômico e/ou em recomendações de analistas de mercado. Com isso, traremos em dados exatos quanto que as estratégias sugeridas estariam trazendo de retorno financeiro para quem resolveu segui-las.

Saiba como funciona a Meivox
De maneira simples, a Meivox é um simulador de investimentos integrado com rede social. Como em qualquer rede social, você pode seguir e ser seguido por diversos usuários da plataforma. No caso deste simulador, toda operação realizada pelos seus seguidores aparecerão em sua linha do tempo, da mesma forma que seus “trades” irão para a linha do tempo daqueles que te seguem.

Além da interatividade, a Meivox tem dois diferenciais imbatíveis em relação a qualquer ferramenta semelhante: oferece cotações em tempo real e permite que se faça operações na ponta vendedora – isto é, quando o investidor aposta na queda das ações. Isso tudo, somado ainda com os gráficos fornecidos, o livro de ofertas de cada ação e as informações fornecidas do mercado, torna ainda mais “real” o simulador, permitindo ao usuário um verdadeiro aprendizado sobre a dinâmica da Bolsa de Valores.

Continua depois da publicidade

Para conhecer a Meivox, clique aqui