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A Qualicorp (QUAL3), administradora de planos de saúde, espera que o segmento de pequenas e médias empresas (PME) ganhe relevância e a empresa se transforme na principal plataforma de vendas para esse público. Na avaliação de Bruno Blatt, CEO da companhia, a estratégia de crescimento da companhia contempla a oferta de multiprodutos e multicanal para dessa forma atender o cliente em diferentes estágios.
“Sempre tem uma oportunidade. Se o cliente tem um CNPJ, então posso oferecer um plano PME. Vamos ser a maior corretora de PME do Brasil”, destacou, durante evento “Melhores Empresas da Bolsa 2021”.
A companhia foi a vencedora da categoria saúde do prêmio, realizado pelo InfoMoney com base em ranking exclusivo elaborado pela provedora de serviços financeiros Economatica e pela escola de negócios Ibmec.
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A Qualicorp contabilizava em março 52.275 vidas no segmento PME. Embora pequeno, o número representa um crescimento 19,1% em relação a igual período de 2020, a maior variação percentual entre todos os segmentos da administradora.
De acordo com Blatt, o objetivo de aumentar a carteira de PME não irá prejudicar o desempenho do segmento de planos por adesão – o maior e mais relevante da empresa. O executivo reforça que a Qualicorp está pronta para oferecer produtos de acordo com a especificidade de cada cliente.
“Estamos protegidos na distribuição de planos em todas as linhas de clientes. Mapeamos as oportunidades e estamos seguindo cada uma delas”, disse.
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Para Blatt, a pandemia da Covid-19 aumentou a percepção de que é importante ter um plano de saúde. O envelhecimento da população também é outro fator que contribui para as vendas do setor. Ao todo, o portfólio da Qualicorp contava ao final do primeiro trimestre com 2,57 milhões de vida. Dados da Agência Nacional de Saúde (ANS) mostram que 47,8 milhões de brasileiros possuem planos de saúde.
A Qualicorp registrou uma receita líquida de R$ 523 milhões no primeiro trimestre do ano, uma alta de 4,1% na comparação com igual período do ano passado.
Digitalização dos canais de venda
O crescimento da companhia, segundo o CEO, levará em conta as demandas regionais. Ele cita, por exemplo, que um morador de uma cidade do interior não precisa de um plano de saúde com uma rede tão ampla. Para ele, a oferta de uma operadora local pode ser a ideal – a Qualicorp trabalha na distribuição de planos de saúde e possui parcerias com 102 operadoras.
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Todo o crescimento esperado também será feito com o uso de digitalização. Na semana passada, a Qualicorp anunciou uma parceria com o Banco Inter (BIDI11) para a comercialização de planos de saúde no aplicativo da instituição financeira, que conta com 11 milhões de clientes.
A aceleração de vendas no canal digital também contemplou a compra de uma participação na Escale, startup especializada na aquisição de novos clientes. Para Blatt, o uso de dados será cada vez mais relevante na distribuição dos produtos. O negócio foi anunciado em março.
“Nossa estratégia utilizando esse marketing digital terá um extenso uso de dados. Tudo isso vai abastecer a nossa distribuição”, explicou.
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A Qualicorp comprou 35% da Escale com uma opção de elevar para 40%, além de 5% da holding. Segundo o executivo, a negociação durou mais de um ano.
Para Thiago Sallum, analista do setor de saúde da XP Asset, a visão para o setor e a Qualicorp é positiva. No caso da administradora, a mudança da gestão, que se deu com a chegada de Blatt ao final de 2019, e a entrada da Rede D’Or (RDOR3) no capital da empresa contribuíram para o viés positivo.
“Antes da Rede D’Or e da chegada do Bruno a visão era mais negativa. A Qualicorp poderia não se perpetuar se continuasse com a gestão anterior. Com a mudança, tiramos um risco de governança. Hoje, vemos a Qualicorp como uma empresa bem posicionada e preparada para crescer no médio e longo prazo”, disse o analista.
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A Qualicorp foi fundada pelo empresário José Seripieri Filho, que vendeu sua participação para a Rede D’Or e foi substituído por Blatt no comando da empresa em novembro de 2019. O fundador teve seu nome citado em denúncias sobre doações ilegais para campanhas políticas.
O ranking Melhores Empresas da Bolsa adotou critérios quantitativos e qualitativos para analisar as companhias de capital aberto. A análise considerou um período de três anos, de 31 de dezembro de 2017 a 31 de dezembro de 2020. Os dados quantitativos foram avaliados pela Economatica e os qualitativos, pelo Ibmec (veja a metodologia completa).
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