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Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial e afins compõem o lanche mais famoso do McDonald’s. A batata frita, tão famosa, vive povoando vídeos e sites de culinária em busca do passo a passo de preparo. No entanto, a receita que segurou os resultados do quatro trimestre do McDonald’s não envolve condimentos nem pão, mas sim imóveis.
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McDonald’s frustra expectativas de lucro e receita no 4º trimestre
No resultado divulgado na segunda-feira (10), a gigante do fast-food trouxe números mornos e abaixo do esperado. Após enfrentar um surto da bactéria E.coli logo no início do trimestre, as vendas apresentadas foram muito mais fracas do que o esperado. Mesmo assim, as ações da companhia subiram 5% logo após a apresentação dos dados, sob promessas de executivos sobre melhoras nas vendas já visíveis em 2025.
A receita total da companhia veio em US$ 6,39 contra US$ 6,44 bilhões esperados de acordo com a estimativa do consenso LSEG. As vendas ficaram estáveis no trimestre num todo, mesmo com queda acentuada em novembro pelo surto da doença.
Os executivos disseram que o McDonald’s espera que suas vendas nos EUA se recuperem até o início do segundo trimestre, segundo informações da CNBC.
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“Eu acho que agora o que estamos vendo é que o impacto da E. coli está agora apenas localizado nas áreas que tiveram o maior impacto”, disse o CEO Chris Kempczinski durante a teleconferência da empresa. “Então, pense nisso como uma espécie de região das Montanhas Rochosas que realmente foi o epicentro do problema.”
Do valor total de receitas, cerca de 62% corresponde a lojas franqueadas. Foi uma das únicas linhas do balanço que apresentou, de fato, avanço, com alta de US$ 89 milhões. Nas lojas próprias, o lucro caiu na comparação com o ano passado.
Entre as frentes que animaram os investidores, mesmo com resultados mais fracos que o esperado, está a abertura de mais lojas. Em 2025, a rede de fast-food pretende abrir cerca de 2.200 restaurantes. Cerca de um quarto dessas localizações será nos EUA e em seus mercados operados internacionalmente. O restante será nos mercados licenciados de desenvolvimento internacional da empresa, incluindo cerca de 1.000 novos restaurantes na China.
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Mesmo em território nacional, 95% dessas lojas são fraqueadas. E, nesse modelo, não é apenas o valor da marca que é ofertado, mas sim toda a operação. O McDonald’s oferece modelo de franquia no qual todos os itens, como royalties, aluguel e ingredientes, são pagos para a marca principal.
No Brasil, de acordo com os dados do portal do Franchising atualizados em 21 de janeiro, a franquia do McDonald’s (no Brasil) tem valor de investimento a partir de R$ 2,6 milhões. Desse valor, no entanto, é necessário ter 25% do montante inicialmente, com possibilidade de financiamento dos outros 75%.
“De fato, foi o sistema de franquias que permitiu o McDonald’s a se tornar a rede de restaurantes de mais sucesso do planeta, com mais de 33.000 restaurantes e presença em 119 países”, afirma o site especializado.
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(com informações de CNBC)