Conteúdo editorial apoiado por

Psicóloga dá dicas de 6 pilares fundamentais para a saúde mental do trader

Para Carina Pirró, pequenas escolhas diárias podem garantir um saldo positivo no final do dia

Bruno Nadai

Conteúdo XP

Publicidade

O início da terceira temporada do programa Mapa Mental, no canal GainCast, teve como convidada Carina Pirró, psicóloga há 23 anos, especialista em Psicologia Clínica e Hospitalar pela USP e pós-graduada em Medicina Comportamental e Neurociências pela Unifesp. Ela abordou seis pilares da saúde mental, que podem transformar não apenas a performance de traders no mercado, mas a vida.

Carina explica que poucas pessoas compreendem o impacto do sono na saúde mental e no desempenho. Ela diz que dormir menos de 7 a 8 horas por noite, especialmente de forma desregulada, prejudica a memória, a criatividade e o controle emocional, habilidades essenciais para quem atua como trader.

Melhora do humor

Segundo a psicóloga, o sono não é apenas para descanso, mas um processo biológico vital para a saúde do cérebro. “Dormir à meia-noite ou mais já é um problema, porque você perde as fases iniciais do sono, essenciais para ‘limpar’ e reorganizar o cérebro. Isso afeta diretamente o desempenho”, ressalta.

Outro pilar importante apontado por ela é a prática de exercícios. Ela explica que a atividade física libera substâncias que auxiliam na criação de novas conexões neurais, o que contribui para melhorar o humor, reduzir a ansiedade e aumentar a resiliência, aspectos fundamentais para a atuação de um trader.

Leia também: Todo trade tem emoção; o que diferencia a sensação é o nível do trader, diz psicóloga

Carina destacou também que a alimentação é um pilar essencial para a saúde física e mental, especialmente na rotina exigente dos traders. Ela reforçou a importância de priorizar alimentos naturais, como frutas, verduras e legumes, seguindo o princípio de “descasque mais e desembale menos”. Pequenas mudanças diárias, como reduzir o consumo de açúcar e evitar produtos ultraprocessados, já podem trazer grandes benefícios, afirma ela.

Continua depois da publicidade

Substâncias psicoativas

Álcool, cafeína e outras substâncias psicoativas também foram tema da conversa. “O álcool, por exemplo, não traz benefícios à saúde mental. Aquela ideia de que uma taça de vinho faz bem à saúde é um mito. O benefício vem do resveratrol, que você encontra na uva, sem precisar consumir álcool”, explica.

Ela alerta também sobre os efeitos do consumo de café, destacando que ele é uma substância psicoativa. Segundo a psicóloga, muitas pessoas não percebem que o hábito de tomar café à tarde pode prejudicar o sono e aumentar a ansiedade.

Leia mais: Não se faz trade jogando dados; antecipe o que pode acontecer, diz neurotrading

Continua depois da publicidade

A psicoterapia, especialmente a Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), é apontada pela psicóloga como um dos pilares mais importantes da saúde mental. Ela explica o modelo “ABC” da TCC ajuda a entender como os pensamentos (B) influenciam as consequências emocionais e comportamentais (C) diante de um acontecimento (A). Essa abordagem permite o trader a sair do “piloto automático” e adotar decisões de forma mais consciente.

Conectividade social

Por fim, Carina destaca o impacto das conexões humanas na saúde mental, explicando que, de acordo com um estudo de Harvard, relações significativas são um dos principais fatores de felicidade. E aponta que a solidão pode aumentar o risco de doenças cardíacas, depressão e reduzir a expectativa de vida.

“Não é sobre ter uma vida perfeita, é sobre poder olhar para a sua vida e fazer, todo dia, pequenas escolhas que, no final do dia, garantirão um saldo positivo”, finaliza.

Continua depois da publicidade

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.