Publicidade
A conta do Instagram e o servidor Discord da famosa coleção de NFTs Bored Ape Yacht Club (BAYC) foram hackeados nesta segunda-feira (25), confirmaram os líderes do projeto via Twitter.
Os invasores divulgaram um link falso para os seguidores com o objetivo de drenar as carteiras das vítimas. Alguns usuários parecem ter caído no golpe.
“Não há nenhum mint [emissão de ativos digitais] acontecendo hoje. Parece que o Instagram do BAYC foi hackeado. Não crie nada, nem clique em links ou vincule sua carteira a nada”, escreveu o projeto NFT no Twitter.
Um texto que acompanhou o link fraudulento alegou que os usuários poderiam cunhar terrenos digitais no OthersideMeta, uma plataforma de metaverso que deve ser lançado ainda esta semana.
As carteiras daqueles que clicaram no link foram comprometidas, com uma série de Bored Apes e Mutant Apes transferidos para novas carteiras de posse dos hackers.
Leia também:
Continua depois da publicidade
No fechamento da matéria, estima-se que cerca de 24 Bored Apes e 30 Mutant Apes tenham sido roubados, segundo dados da OpenSea. O valor dos 54 NFTs calculados pelo preço mínimo é de US$ 13,7 milhões.
No entanto, ainda não está claro quais transferências se referem a envio de NFTs pelos próprios donos para um ambiente mais seguro.
A startup Yuga Labs, criadora do projeto Bored Ape, afirma que o escopo do ataque é muito menor.
Continua depois da publicidade
“O hacker postou um link fraudulento para um site falso do Bored Ape Yacht Club, onde um ataque “safeTransferFrom” pedia aos usuários que conectassem seu MetaMask à carteira do golpista para participar de um Airdrop falso”, disse um porta-voz ao CoinDesk“. A empresa diz ter rapidamente alertado a comunidade e removido todos os links de Instagram de suas plataformas. “Tentamos recuperar a conta hackeada do Instagram”.
O Yuga Labs e o Instagram ainda estão investigando como a conta foi comprometida, disse o porta-voz.
“As perdas estimadas devido ao golpe são 4 Bored Apes, 6 Mutant Apes e 3 BAKC, além de vários outros NFTs estimados em um valor total de cerca de US$ 3 milhões”, disse o porta-voz. “Estamos trabalhando ativamente para estabelecer contato com os usuários afetados”, apontou a companhia.
Continua depois da publicidade
Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney