Produção de petróleo avança nos Estados Unidos,mas fornecimento de refinados cai

Avanço foi de 0,6% no mês de março

Reuters

Refinaria de petróleo PCK Schwedt em Schwedt, Alemanha (Krisztian Bocsi/Bloomberg)
Refinaria de petróleo PCK Schwedt em Schwedt, Alemanha (Krisztian Bocsi/Bloomberg)

Publicidade

A produção de petróleo bruto dos Estados Unidos aumentou em março, atingindo seu nível mais alto este ano, enquanto o fornecimento de produtos refinados caiu, mostraram dados da Administração de Informações sobre Energia nesta sexta-feira.

A produção de petróleo bruto cresceu 0,6%, para 13,2 milhões de barris por dia (bpd) em março, o maior valor desde dezembro.
Os volumes de petróleo bruto do Texas, o principal Estado produtor, subiram 0,7%, para 5,6 milhões de bpd em março, o maior nível desde dezembro.
A produção no Novo México, o segundo maior produtor, cresceu 1,6%, para 2 milhões de bpd, atingindo o valor mais alto já registrado pelo segundo mês consecutivo.
A produção de petróleo bruto em Dakota do Norte, no entanto, caiu 2,7%, para 1,2 milhão de bpd, atingindo uma mínima desde janeiro.



Enquanto isso, o fornecimento de produtos refinados, um indicador da demanda, caiu 0,4%, para 19,9 milhões de bpd. O fornecimento de gasolina acabada para motores aumentou 3,3%, para 8,9 milhões de bpd.
A produção bruta de gás natural nos 48 Estados contíguos dos EUA caiu cerca de 3,0 bilhões de pés cúbicos por dia (bcfd), para 114,7 bcfd em março, ante 117,6 bcfd em fevereiro, de acordo com o relatório mensal de produção 914 da EIA. Isso se compara a um recorde mensal de 118,2 bcfd em dezembro.
Nos principais Estados produtores de gás, a produção mensal em março se manteve estável no Texas, em 34,6 bcfd, e caiu 9,0% na Pensilvânia, para 19,4 bcfd.
Isso se compara aos recordes mensais de 35,0 bcfd no Texas em dezembro de 2023 e 21,9 bcfd na Pensilvânia em dezembro de 2021.
(Reportagem de Arathy Somasekhar e Georgina McCartney em Houston e Scott DiSavino em Nova York)