Publicidade
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês), Gary Gensler, cuja agenda ambiciosa enfrentou forte resistência de Wall Street e da indústria de criptomoedas, planeja deixar o cargo em 20 de janeiro.
“A Comissão de Valores Mobiliários é uma agência notável,” disse Gensler em um comunicado nesta quinta-feira (21). “A equipe e a Comissão são profundamente orientadas por sua missão, focadas em proteger os investidores, facilitar a formação de capital e garantir que os mercados funcionem para investidores e emissores.”
Sua saída deixará a SEC nas mãos de um presidente interino, que deve ser Mark Uyeda ou Hester Peirce — ambos comissionados republicanos.
Gensler, um autodenominado “especialista em mercados”, nomeado pelo presidente Joe Biden em 2021, perseguiu uma agenda agressiva destacada por divulgações de riscos climáticos, reformas no comércio de ações e repressões a infratores de criptomoedas.
Algumas de suas regulamentações deixarão uma marca duradoura nas finanças. Outras foram bloqueadas em tribunais conservadores. O indicado do governo Trump para a presidência da SEC pode tentar reverter ainda mais as regras emblemáticas de Gensler e adotar uma abordagem mais amigável em relação à criptomoeda na aplicação da lei.
© 2024 Bloomberg L.P.