Preços de ingressos para jogos de futebol cresceram 53,8% em um ano

Mesmo registrando queda na comparação com agosto, o preço médio do ingresso no País acumula alta de 49% em 2013

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Mesmo registrando queda em setembro deste ano, os preços dos ingressos para assistir aos jogos de futebol tiveram aumento de 53,8% em 12 meses, de acordo com o IPF-PLURI (Índice de Preços do Futebol), realizado pela consultoria Pluri.

O índice mede mensalmente a variação média dos preços das entradas para os jogos dos 20 clubes que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro. Considerando os ingressos avulsos para a categoria mais barata disponível no estádio, na modalidade inteira, os preços aumentaram 49% no acumulado do ano até setembro.

Com a retração de 13%, em relação a agosto, o preço médio do ingresso caiu de R$ 58,62 para R$ 51. Segundo o estudo, promoções de clubes ajudaram a atrair mais torcedores aos estádios. Além disso, no nono mês do ano, não ocorreram os jogos-eventos, como jogos em inaugurações em estádios novos – motivo que ajudou a elevar os preços médios durante o ano.

Custo de ir ao estádio
Nesta edição, a consultoria também calculou o custo total para ir a um jogo de futebol, que inclui transporte, estacionamento, alimentação, além dos ingressos. O IPFa-PLURI, versão ampliada do índice, mostrou variação mensal negativa de 10,3%. Apesar de mais barato ante agosto, o custo total de ir ao estádio acumula uma alta de 32% em 2013 e 34,4% nos últimos 12 meses.

Previsões
Para os próximos meses, a Pluri espera uma elevação gradual dos preços, “visto que vários clubes que promoveram reduções dos valores dos ingressos o fizeram em caráter promocional.”