Polêmico “rei das commodities”, fundador da Glencore morre aos 78 anos

Empresário esteve envolvido em diversas polêmicas nos EUA; empresa ganhou destaque no Brasil nos últimos dias como possível compradora da MMX

Lara Rizério

Publicidade

 SÃO PAULO – Marc Rich, fundador da gigante de commodities Glencore, morreu nesta quarta-feira (26) aos 78 anos devido a uma hemorragia cerebral, na cidade de Lucena, Suíça. Nascido na Antuérpia em 1934, fugiu com a sua família para os EUA em 1941, para escapar dos nazistas. Lá, ele fundou em 1974 a empresa que se tornaria a Glencore, anteriormente batizada de Richco.

O empresário já esteve envolvido em diversas polêmicas nos Estados Unidos e ficou, durante muito tempo, na lista dos dez fugitivos mais procurados pelo FBI, entre 1983 e 2001, depois de ter sido indiciado pelo então procurador Rudolph Giulliani pelo maior caso de evasão fiscal no país. 

De acordo com a acusação datada de 1983, Rich havia comprado milhões de barris do Irã durante a Crise dos Reféns, um imbróglio diplomático que ocorreu entre 1979 e 1981 entre os dois países, com 52 norte-americanos sendo feito reféns por 444 dias após um grupo de islâmicos tomar a embaixada norte-americana de Teerã. Segundo Giuliani, ele desrespeitou a proibição de “comercializar com o inimigo”.

LISTA GRATUITA

Ações Fora do Radar

Garanta seu acesso gratuito a lista mensal de ações que entregou retornos 5x superior ao Ibovespa

Junto com o seu parceiro de negócios, ele foi acusado de “fraude criminal clássica” ao sonegar 48 milhões de libras. Rich, que sempre afirmou não ter feito nada de ilegal, fugiu dos EUA em 1983 para evitar as acusações, apesar de suas empresas terem pagado 200 milhões de libras em multas. 

Em 2001, vivendo então na Suíça, o então presidente dos Estados Unidos Bill Clinton perdoou o empresário. O “perdão” ocorreu mesmo após arquivos de inteligência da Casa Branca terem sinalizado Rich como um comerciante de armas, sugerindo que ele fornecia armas e peças de reposição para o regime iraniano de Ayatollah Khomenei. A decisão ficou ainda mais polêmica após a descoberta de que sua ex-esposa havia doado US$ 450 mil para a Biblioteca Clinton e US$ 1,2 milhão para o Partido Democrata, do então presidente.

“Inventor” do mercado à vista de petróleo
Conhecido como “rei das commodities”, Rich também é conhecido por ter quebrado os cartéis de petróleo, sendo considerado o inventor do mercado “spot” da commodity. Dentre as pessoas que trabalharam com Rich, muitos os descrevem como uma pessoa reservada, característica que se estendia na gestão da empresa, que por muitos anos não publicou suas vendas e tinha um site na internet que apenas listava seus endereços.

Continua depois da publicidade

Marc Rich, que tinha nacionalidade suíça e israelense, será enterrado na quinta-feira em Tel Aviv, de acordo com a Rádio1 Suíça. 

Parceria com Eike?
A morte do fundador da Glencore ocorre em um momento crucial para uma empresa brasileira: a MMX Mineração (MMXM3). A Glencore Xstrata vem sendo apontada pelo mercado como a favorita para comprar a mineradora e pode desenvolver uma parceria com o BTG Pactual, que tem acordo de cooperação estratégica com o Grupo EBX.

Segundo apurou o Valor Econômico, a Glencore Xstrata e o BTG Pactual marcaram uma reunião para esta data, na Suíça, com objetivo de tentar fechar um acordo. Nos dois pregões após a notícia, as ações da MMX Mineração acumularam alta de quase 30%.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.