Petz: após balanço fraco, ação vai de queda para alta de 6%; empresa espera retomada no 2º semestre

Mesmo após falas sobre iniciativas de reestruturação do CEO na teleconferência, papéis seguem em queda

Camille Bocanegra

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A Petz (PETZ3) divulgou resultados considerados fracos, como esperado, com destaque para quedas de “Vendas nas Mesmas Lojas” e avanço de vendas nos canais digitais. Apesar de expectativa de números menos expressivos no quarto trimestre de 2023, a reação do mercado foi mais forte e papéis chegaram a cair mais de 6% no início da sessão desta sexta-feira. Durante a tarde, no entanto, o papel passou a subir, chegou a 5,26%, e fechou com alta de 4,76%, a R$ 4,18, no encerramento da sessão.

De acordo com o Goldman Sachs, a rentabilidade continua pressionada. Na marca principal, a receita bruta cresceu 5% na comparação anual, movida pelo crescimento na área de vendas e pela expansão do canal digital. A Zee.Dog segue como principal via de expansão da companhia, com alta de 13% em relação ao mesmo período de 2022. A performance foi impactada positivamente pela Black Friday, expansão da área de entrega e lançamento do site Zee.Now.

A XP considerou os resultados como fracos, em especial por crescimento de receita e de margens pressionados. Ainda assim, o lucro líquido foi descrito como forte pelos resultados financeiros e o ciclo de caixa apresentou melhora de 8 dias na comparação anual, com dinâmicas vistas como mais positivas em todas as principais linhas.

Para o Itaú BBA, embora os resultados tenham se apresentado como fracos, ficaram ligeiramente acima das estimativas para rentabilidade. O quarto trimestre de 2023 foi visto como de integração com companhias adquiridas e o banco considerada que há progresso considerável a ser realizado, considerando o impacto na rentabilidade da crescente presença do canal digital. O nome é visto como market perform (performance de mercado, similar à neutro) pelo BBA, que entende que, com o atual preço da ação, seria melhor esperar por um ponto de entrada mais favorável. A visão mais conservadora é sustentada pelo momento fraco de lucros, as perspectivas menores para o ROIC e a avaliação alta da ação.

A visão do BTG Pactual é que os balanços demonstraram tendências enfraquecidas em um ano desafiador. Os números reforçaram, de acordo com a análise, o cenário mais complicado apresentado em 2023 e as margens deverão permanecer em destaque nos próximos trimestres.

Visão da teleconferência

“O período desse ajuste deve fazer um platô entre o segundo semestre de 2023 e primeiro semestre de 2024, mas esperamos equilíbrio entre oferta e demanda no segundo semestre deste ano”, considera Sergio Zimerman, CEO da Petz. 

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“Se a gente sempre fosse a média de mercado, não teríamos chegado a lugar nenhum”, afirma o CEO da companhia. “Nossa vocação é crescer acima do mercado”, diz Zimerman. A companhia tem foco na execução de ajustes internos, com novas iniciativas para impulsionar a retomada de crescimento em patamares acima do mercado.

“A competição é acirrada e o preço acaba sendo dado pelos consumidores, em especial naqueles itens mais procurados pelo consumidor”, comenta o CEO. Zimerman comenta que há uma série de medidas para tornar o mix “mais assertivo” para combater à concorrência. Dentre as estratégias da companhia, o CEO mencionou a realização de investimentos para melhorar o pós-vendas da varejista pet, afirmando que o cliente “vai querer ter problema com a Petz para ver nosso diferencial”, uma vez que entende que eventuais reclamações serão resolvidas de forma rápida e satisfatória.

“Obviamente precisamos crescer mais a receita para podermos diluir nossas despesas, seja na loja física ou no digital”, reforça Aline Penna, VP de Finanças. A executiva destacou também a busca por sortimento diferenciado por loja como um dos investimentos da companhia, através de contratação de consultoria especializada. A expectativa de abertura de lojas é a menor dos últimos anos, com perfil de menor metragem e maior espalhamento geográfico.

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Para 2024, os destaques são a venda de ração seca própria a partir do semestre que vem e o aumento de share para marca própria. Além disso, a operação de serviços deverá ser ampliada através de franquias, oferecendo alternativas como banho, tosa e acompanhamento de saúde do animal.

A CFO mencionou a expectativa de queda de dívida líquida para próximo a zero, produto de estratégia de maior disciplina financeira.