Publicidade
Os mercados globais acalmaram-se nesta segunda-feira (15), com traders avaliando os esforços diplomáticos que buscam evitar a escalada do conflito entre o Irã e Israel.
As ações europeias subiram e as ações dos EUA sinalizaram uma recuperação em Wall Street, após a liquidação de 1,5% de sexta-feira no S&P 500. Os títulos do Tesouro caíram junto com o dólar. O petróleo bruto West Texas Intermediate caiu abaixo de US$ 85 o barril. O ouro avançou para US$ 2.350 a onça.
Embora as tensões ainda sigam dada a possibilidade de Israel poder retaliar depois do Irã ter disparado uma série de mísseis e drones no fim de semana, os investidores sentiram algum conforto depois de a missão iraniana nas Nações Unidas ter dito que a questão “pode ser considerada concluída”. Os EUA e outras nações também apelaram à contenção num esforço para evitar uma guerra regional total.
“É correto atribuir mais prêmios de risco geopolítico aos ativos, mas no final das contas os mercados de ações ainda estão apenas cerca de 2% abaixo das máximas históricas”, disse Timothy Graf, chefe de estratégia macro EMEA da State Street. “Este foi um desenvolvimento geopolítico bem telegrafado. Muitas das más notícias já estão no preço.”
Ibovespa Ao Vivo: Confira o que movimenta Bolsa, Dólar e Juros nesta segunda
Investidores repercutem escalada das tensões no Oriente Médio, varejo nos EUA e meta fiscal no Brasil
Petróleo deve ter pressão de curto prazo após ataque do Irã a Israel
Efeito deve ser de curto prazo se fornecimento não for interrompido
Tensão geopolítica
Os mercados têm sido abalados pela ameaça de um ciclo de ataques e contra-ataques no Oriente Médio, o que poderia aumentar os preços da energia, no momento em que banco centrais ainda lutam para reduzir a inflação. Mas, por enquanto, os traders disseram que a situação parece contida.
Embora sem precedentes, o ataque causou danos mínimos e nenhuma morte, já que quase todos os projéteis foram interceptados. As forças aéreas americanas, britânicas e francesas abateram alguns deles em coordenação com os israelitas.
Continua depois da publicidade
As tensões alimentaram ganhos num índice de ações de defesa compilado pelo Goldman Sachs. Dassault Aviation SA e Saab AB subiram mais de 2%. As ações da Leonardo SpA, Thales SA, BAE Systems Plc e Rheinmetall AG avançaram pelo menos 1%.
Balanços
Enquanto isso, a temporada de lucros continua hoje com o Goldman Sachs Group Inc. e a Charles Schwab Corp. Com o posicionamento dos investidores parecendo “muito esticado” e os índices não muito longe das máximas históricas, é improvável que uma temporada de lucros otimista possa continuar impulsionando a alta das ações, de acordo com estrategistas do JPMorgan Chase & Co.
“Precisamos ver uma clara aceleração dos lucros para justificar as atuais avaliações das ações, que tememos que não se concretizem”, escreveu Mislav Matejka numa nota.
Continua depois da publicidade
Sanções
Em outros lugares, o alumínio subiu recorde na Bolsa de Metais de Londres, à medida que os traders respondiam às novas sanções dos EUA e do Reino Unido que proibiam as entregas de suprimentos russos produzidos depois da meia-noite de sexta-feira.
As restrições aos principais metais industriais – destinadas a limitar a capacidade do Presidente Vladimir Putin de financiar a sua máquina de guerra – não deverão impedir as vendas russas, mas injectarão uma incerteza significativa nos mercados de matérias-primas que já foram remodelados na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.
© 2024 Bloomberg L.P.