Petrobras (PETR4) vende participação em térmica de GO por R$ 10,6 milhões

Fatia vendida é de 30% da Brentech Energia

Ana Paula Ribeiro

Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Foto:
REUTERS/Sergio Moraes
Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. Foto: REUTERS/Sergio Moraes

Publicidade

A Petrobras (PETR4) vendeu sua participação na Brentech Energia para a Enegen Participações por R$ 10,6 milhões, segundo comunicado ao mercado feito nesta quarta-feira (29).

A petrolífera detinha 30% da empresa, que opera uma usina térmica em Goiás. O controle já era da Enegen que, após a conclusão do negócio, passa a ter 100% das ações da Brentech.
Segundo o comunicado, o fechamento da transação ocorreu com a assinatura do contrato de compra e venda das ações, sem condições precedentes a serem cumpridas. O pagamento foi feito à vista.
“A transação está em linha com a estratégia da Petrobras de descarbonização das operações, otimização do portfólio termelétrico e priorização de investimentos em usinas termelétricas a gás natural com alta eficiência”, informou a empresa.
O único ativo da Brentech é a usina térmica (UTE) Goiânia, em Aparecida de Goiânia (GO), que possui uma capacidade instalada de 145 MW (megawatts).
A avaliação da Petrobras é que essa unidade, movida a óleo diesel, não tem sinergia com estratégia de migração e redução das emissões de carbono.
Por ser uma participação minoritária, a Brentech não conta com empregados da Petrobras na operação da térmica.

Tópicos relacionados