Petrobras (PETR4) presta esclarecimentos após notícia sobre dividendo de “dois dígitos” e recompra inédita de ações

Segundo a estatal, não houve qualquer decisão da diretoria executiva ou deliberação do Conselho de Administração sobre o tema.

Equipe InfoMoney

(Shutterstock)
(Shutterstock)

Publicidade

Em esclarecimento após notícia sobre recompra de ações e pagamento de dividendos, a Petrobras (PETR3;PETR4) informou que os estudos para o aperfeiçoamento da política de remuneração aos acionistas estão em andamento e, até a presente data, não houve qualquer decisão da diretoria executiva ou deliberação do Conselho de Administração sobre o tema.

Mais cedo, a agência de notícias Broadcast informou, citando fontes, que a estatal deveria manter o pagamento de dividendos de “dois dígitos”. Os dois dígitos representam o dividend yield (dividendo em relação ao preço da ação) de ao menos 10% para os acionistas da estatal.

Apesar de menor, a avaliação seria de que o investidor da estatal ficaria “satisfeito” com dividendos no 2º trimestre de 2023. O provento seria reduzido para aumentar investimentos da empresa em 2024.

Ainda de acordo com o Broadcast, a estatal também deveria fazer “recompra inédita” de ações em 2023.

Já no comunicado, a companhia afirmou que entende que as informações relevantes foram devidamente divulgadas ao mercado, não havendo fato novo a ser reportado.

Há uma grande expectativa sobre a nova política de dividendos da estatal, que deve ser estabelecida entre este mês de julho e agosto.

Continua depois da publicidade

Cabe ressaltar que, em maio, o Conselho da estatal determinou que a diretoria executiva elaborasse proposta de adequação do planejamento estratégico em andamento e aprimoramento da política de remuneração dos acionistas da Petrobras, incluindo a possibilidade de recompra de ações, e submetesse essas matérias à deliberação do colegiado até o final deste mês de julho.