Publicidade
A Petrobras (PETR3;PETR4) informou que não há qualquer decisão tomada em relação à distribuição de dividendos ainda não declarados em comunicado enviado no fim do pregão desta quarta-feira (28). O esclarecimento ocorre após a forte queda das ações da companhia em meio às declarações de Jean Paul Prates, CEO da estatal, sobre cautela com dividendos por conta da transição energética da estatal.
Segundo a estatal, as decisões da Administração sobre dividendos, incluindo a proposta de destinação do resultado a ser submetida à aprovação da Assembleia Geral Ordinária marcada para 25 de abril de 2024, serão são tomadas com base na nova Política de Remuneração aos Acionistas que foi aprovada pelo Conselho de Administração em 28 de julho do ano passado. Nela, a determinação é de que a estatal distribua aos seus acionistas 45% do fluxo de caixa livre.
A companhia reforça que os valores relativos às recompras de ações serão deduzidos do valor resultante da fórmula aplicada a cada trimestre. Além disso, “a companhia poderá, em casos excepcionais, realizar a distribuição de remuneração extraordinária aos acionistas, superando o dividendo mínimo legal obrigatório e/ou os valores estabelecidos desde que a sustentabilidade financeira seja preservada”, apontou.
Continua depois da publicidade
“A Petrobras reforça, por fim, que busca, por meio Política, garantir a sua perenidade e sustentabilidade financeira de curto, médio e longo prazos e conferir previsibilidade ao fluxo de pagamentos da remuneração aos acionistas”, destacou a companhia.
Planilha
Resultados do 3º trimestre
Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.