Publicidade
Em apresentação sobre os resultados da Petrobras (PETR4), divulgados na noite de quinta-feira (7), Fernando Melgarejo, diretor financeiro da empresa, afirmou que a aprovação do plano estratégico da petroleira em 21 de novembro permitiria “tecnicamente” que dividendos extraordinários fossem distribuídos até o fim do ano.
O CFO destacou dados considerados “consistentes, em um contexto de queda do preço do Brent” nesta sexta-feira (8). “No terceiro trimestre, não tivemos impactos relevantes de itens não recorrentes”, afirmou o CFO.
A diretora executiva de Exploração e Produção, Sylvia Anjos, destacou o foco da companhia na expansão de reservas. “Vamos investir em novas oportunidades nas áreas que já temos e procurar novas áreas; aqui entra a Margem Equatorial. A Margem Equatorial possui sistemas semelhantes aos da Bacia de Campos”, sustentou.
Continua depois da publicidade
“Existe um potencial enorme que precisamos avaliar e, para isso, precisamos perfurar. Para isso, precisamos da licença”, continuou. A diretora afirmou que o potencial estimado é muito grande e apresenta muitas semelhanças com outros campos já explorados pela Petrobras.
“Quanto maior a produção, maior a necessidade de repor reservas e, para isso, buscamos lugares onde já temos conhecimento consolidado, como é o caso de nossas bacias”, afirmou Sylvia. Nesse plano, está a avaliação sísmica na bacia de Pelotas, que deve ser concluída em 2025. Após essa fase, há a possibilidade de avaliação da realização de poços na bacia de Pelotas.
Sobre as paradas não programadas, a diretora explicou que demandas da própria ANP levaram a paradas para manutenção. “Estamos fazendo um esforço na área de manutenção para garantir a integridade. Basicamente, estamos zerando qualquer manutenção desejada ou anotação feita pela ANP”, afirmou.
Continua depois da publicidade
O diretor financeiro da companhia destacou alguns pontos financeiros, como a possibilidade de dividendos extraordinários em decisão conjunta com o planejamento estratégico. Além disso, o CFO afirmou que a companhia não tem interesse em manter um caixa superior ao necessário e que poderia trabalhar com um caixa mais baixo, se isso for interessante para a petroleira.
(Matéria em atualização)
Planilha
Resultados do 3º trimestre
Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.