Pequenas e médias empresas podem fazer IPO fora da Bolsa; entenda

A BEE4, único mercado além da B3 autorizado pela CVM a negociar ações no país, explicou o processo em evento na XP nesta quinta-feira (17)

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pequenas e médias empresas com faturamento de até R$ 300 milhões também podem abrir IPO para captar recursos e financiar suas estratégias de crescimento por meio do mercado de acesso, assim como as grandes companhias que abrem capital na Bolsa de Valores.

Na manhã desta quinta-feira (17), a BEE4, o único mercado além da B3 autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a negociar ações no país, apresentou sua solução para potenciais emissores interessados em conhecer essa possibilidade. O evento aconteceu na XP, em São Paulo.

“Esses eventos oferecem uma oportunidade única e valiosa para que essas empresas conheçam a BEE4 e entendam a jornada necessária para listar suas companhias nesse mercado seguro e regulado, o que confere maior visibilidade à empresa”, disse Rodrigo Fiszman, sócio-fundador e presidente do conselho da BEE4.

BEE4 apresenta solução de IPO a pequenas e médias empresas na XP, em São Paulo (Divulgação/BEE4)

A BEE4 é pioneira na aplicação de tecnologia blockchain em infraestrutura de mercado regulado para impulsionar o desenvolvimento do mercado de acesso no país, por meio da tokenização. Uma das pequenas empresas a abrir capital por meio da plataforma foi a Mais Mu, da área de alimentação.

A tokenização – o processo de converter ativos tradicionais, como ações, imóveis, títulos ou commodities em tokens baseados em blockchains – movimentou cerca de R$ 1 bilhão entre 2019 e janeiro de 2024 no Brasil, segundo levantamento recente do InfoMoney.