Publicidade
SÃO PAULO – Os russos estão comprando carros esportivos da Porsche e da Lexus para se proteger e evitar que a queda do rublo corroa as suas poupanças. Com os aumentos de preços mais acentuados previstos para o próximo ano, as vendas de veículos da Porsche, como o crossover Cayenne, saltou 55% no mês passado e a demanda por carros da Lexus avançaram 63%.
De acordo com Toyota Motor, as concessionárias da Lexus na Rússia contrataram mais profissionais para lidar com o tráfego de clientes, que subiu em um terço.
Não são apenas os ricos que estão procurando os carros de luxo. Os russos estão tentando converter seus rublos, já que a moeda despencou 19% em relação ao dólar desde 1 de novembro.
A recente onda de compras veio como uma benção para o mercado automotivo russo, que foi duramente atingido pela crise econômica do país. As encomendas caíram apenas 1,1% em novembro, frente ao recuo de 12% dos meses anteriores, informou a Associação de Empresas Europeias da Rússia.
O impulso de gastar reflete a posição do consumidor em relação à inflação alta e ao declínio da moeda ao invés de uma reação à proximidade do Natal. As poupanças de 1 milhão de rublos agora valem cerca de US$ 18.600, um declínio de cerca de US$ 4.650 desde 1 de novembro. Os carros são considerados uma boa alternativa. Os preços aumentaram apenas entre 5% e 7% no quarto trimestre, de acordo com o Rolf Group, enquanto o índice de preços ao consumidor russo atingiu 9,1% no mês passado.