Países da Zona do Euro anunciam pacote de € 750 bilhões para proteger moeda

Aquisição de títulos e linhas de crédito buscam evitar a ampliação da crise de desconfiança sobre euro e as economias da região

Publicidade

SÃO PAULO – Após discussões entre autoridades financeiras europeias ao longo do final de semana, os 16 países da Zona do Euro acordaram um pacote de medidas para proteção do euro, cujo valor pode atingir € 750 bilhões.

Os recursos serão utilizados para ajudar países do grupo a combater ataques especulativos, apontados como uma das principais causas da atual crise de desconfiança.

Causas e efeitos
Com a disparada recente dos rendimentos de títulos de países como Portugal e Espanha, além da considerável depreciação da moeda, os ministros de finanças dos Estados europeus acertaram um conjunto de linhas de financiamento e de aquisição de títulos, cuja responsabilidade recairá sobre o BCE (Banco Central Europeu).

Quanto você precisa para viver de Dividendos?

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.

Após críticas à resposta dos países europeus à crise grega, considerada aquém do necessário e demorada, o encontro buscou assegurar aos mercados o compromisso dos países com o euro.

“A mensagem divulgada foi: a zona do euro defenderá sua moeda, afirmou a ministra francesa de finanças, Christine Lagarde.