Conteúdo editorial apoiado por

Gestão de risco é mais desafiadora operando índice e dólar ao mesmo tempo, diz trader

Alê Lannes afirma ser importante conhecer gráficos de ativos do mercado financeiro e entender seus movimentos

Augusto Diniz

Conteúdo XP

Publicidade

Formado em engenharia química, Alê Lannes, 34 anos, atua no mercado financeiro desde 2014. O trader opera com swing trade, day trade, ações, opções e o chamado mico (ações com pouca liquidez, mas que tem volatilidades inesperadas).

“Em 2014, começou a pingar um dinheiro e fui ver essa história de Tesouro Direto. Se colocar um dinheiro aqui, tenho certeza que vou receber lá na frente”, conta ele, que participou do programa Arte do Trade no canal GainCast.

Baixe uma lista de  10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Descobriu que gostava de gráfico

“Mas comecei a ver também que marcação a mercado existe. Então, passei a esperar estressar para comprar (Tesouro Direto)”, destaca ele. “Olhava o gráfico, quando saía uma notícia, o DI subia, eu comprava. Quando acalmava, eu via que estava no lucro, zerava”, comenta.

O trader descobriu ao mesmo tempo que gostava de olhar o gráfico de ativos do mercado financeiro. “Não tinha muito dinheiro para comprar ação, tinha que comprar fracionada. Operar ação era caro e operar fracionado não valia muito a pena”, lembra.

“Um colega me mostrou o índice futuro e dólar. Comecei a olhar (gráfico dos ativos) e dali para a frente não parei mais”, diz o day trader.

Continua depois da publicidade

Ação tem movimento cadenciado

Segundo Alê Lanner, para operar com índice e dólar, no entanto, tem que ser especialista.

“Ações tem um movimento mais cadenciado. Qualquer ação, tirando mico, você opera mais ou menos igual. Mas o índice e dólar tem que ficar olhando muito o gráfico, tem que aprender como ele se movimenta”, ressalta.

Para ele, para operar índice e dólar, tem que ser uma pessoa “adaptável”. “O mercado nunca está do mesmo jeito sempre, e a gente tem que se adaptar. Uma entrada (para fazer compra e venda) que se fazia de uma forma, não funciona mais à frente e daí, tem que fazer de outra forma”, alerta.

Continua depois da publicidade

Adaptar à rotina

Por fim, o trader explica ainda que quem quer fazer day trade e tem outro trabalho, como ele, precisa também se adaptar à rotina.

“O problema maior é saber fazer gestão de risco. A gestão de risco já é difícil fazer em um único ativo”, explica ele para aqueles que querem operar com índice e dólar ao mesmo tempo. “Dá para fazer, mas gerencialmente é muito mais complicado”, afirma.

Guias de análise técnica:

Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.