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SÃO PAULO – O logo de uma empresa acaba se tornando sua maior referência, o que faz as pessoas se lembrarem de seus produtos, serviços ou cultura. Por isso nunca são feitos de maneira aleatória; é um processo que envolve estratégia.
A cor e a forma do logo pode parecer aleatória, mas são pensados cuidadosamente. Estudos apontam que 84,7% dos consumidores citam a cor como a principal razão para terem comprado certo produto e 80% afirmam que elas fortalecem o reconhecimento da marca. As informações são do Colourfast.
Da mesma maneira, cada cor passa uma mensagem diferente sobre a empresa. O verde, usado por Subway, Greenpeace e Starbucks remete à ideia de ser fresco e natural. Vermelho, de Coca-Cola, Disney e Red Bull sugere energia, ação e amor.
O laranja é a cor que sugere que a marca é sociável e amigável, tal como o canal Nickelodeon e a Fanta passam essa ideia. Já o amarelo é usado pela BiC, McDonald’s – que também usa o vermelho – e Shell para passar a ideia de otimismo. O roxo, utilizado pela Yahoo! e Cadbury, transmite a sensação de nostalgia, imaginatividade e criatividade.
Enquanto issso, o preto sugere a sofisticação, formalidade e sedução, como as marcas Chanel e Playboy, Sony e Hilton. Por sua vez, as marcas que utilizam logo colorido, como o Google e o eBay, querem passar características de todas as cores: marca multi-canal, sem limites, positiva, etc.
Isso acontece pois as cores estão associadas a sentimentos diferentes, por isso o subconsciente reage de maneiras diferentes para cada cor e também formas. Linhas, retas, círculos, curvas e bordas podem transmitir significados diferentes, por isso a forma também pode sugerir características da marca. Juntos, as combinações entre forma e cor vão passar a mensagem ideal.
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Os logos de forma oval e circular passam uma mensagem positiva e sugerem o conceito de parceria e comunidade. São marcas que usualmente querem passar uma relação parceira e emotiva com seu consumidor: de eletrodomésticos como a General Electric, à marcas de carro como Ford, Land Rover. O círculo é visto como mais feminino.
Diferente dos quadrados e triângulos, que sugerem estabilidade, força e eficiência – inclusive, triângulos estão fortemente ligados à ciência, poder, construção e religião. São marcas mais masculinas, mais grossas. Marcas que usam triângulos incluem a Mitsubishi e a Adidas.
Logos em linhas verticais sugerem força e agressividade e os horizontais passam o efeito contrário, de tranquilidade e calma. É o tipo de logo favorito de empresas de T.I que trabalham com clientes corporativos, como Cisco e IBM.