Publicidade
Investidores em ações podem respirar aliviados. Na noite da última quarta-feira, em um dia em que praticamente todas as negociações do mercado exterior pareciam ser um prelúdio para o relatório de resultados da Nvidia Corp., a queridinha da fabricação de chips entregou uma previsão robusta para vendas que revigorou a “mania do mercado” em inteligência artificial por trás do rali do mercado de ações do ano passado. Suas ações dispararam, impulsionando ganhos nos futuros de índices e ralis em pares e fornecedores globais.
A empresa divulgou um guidance (projeção) de receita para o primeiro trimestre que superou as elevadas expectativas de Wall Street, sinalizando que a demanda permanece sólida por um movimento que pretende antecipar uma revolução na produtividade – e na lucratividade.
Nvidia, a empresa cuja ação tem o quarto maior peso do Nasdaq 100, com uma fatia de 5%, subia 13% nas negociações pré-mercado na quinta-feira. Os concorrentes da Nvidia, Advanced Micro Devices Inc. e Intel Corp., também tiveram altas. Os futuros do Nasdaq 100 subiram quase 2%.
A SK Hynix Inc., importante fornecedora de chips de memória para a Nvidia, subiu até 5% em Seul. A fabricante japonesa de testadores de chips, Advantest Corp., disparou 7,5%, enquanto a maior fabricante de semicondutores do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co., subia mais de 3%.
Confira a visão de Wall Street aos ganhos da Nvidia
Analistas e executivos de Wall Street consideram que mercado estava apreensivo antes da divulgação dos dados da Nvidia. Mais do que os números em si da companhia, o balanço e as previsões indicam positivamente não somente o futuro do mercado (uma vez que a companhia é considerada propulsora do S&P 500 nos últimos meses) mas também da Inteligência Artificial. Ao que tudo indica, se depender da Nvidia, ambos estão assegurados.
Como ressalta a Ágora Investimentos, uma onda positiva tem sido observada no exterior nesta quinta, começando de madrugada com as bolsas asiáticas, com novo recorde em Tóquio, se espalhando para os mercados acionários da Europa e índices futuros em Nova York em relação aos números –um indicativo que vai além da empresa, refletindo algum otimismo relacionado ao ambiente econômico também.
Continua depois da publicidade
Kim Forrest, diretora de investimentos da Bokeh Capital Partners LLC:
“A Nvidia tem sido a impulsionadora do mercado nos últimos 11 meses. Se a Nvidia está bem, o mercado também está. E parece que os resultados são suficientemente bons – não uma surpresa muito positiva ou negativa. Isso confirma a narrativa de que a IA continuará forte no futuro previsível. Essa narrativa sustentou os mercados no ano passado, por que não faria o mesmo este ano?”
Thomas Martin, gerente de portfólio sênior da Globalt Investments:
Continua depois da publicidade
“Com uma receita tão positiva como a divulgada e uma orientação elevada para o trimestre atual, a Nvidia ainda está crescendo e continua sendo a líder em IA. O mercado vai realmente querer vender? Todos, inclusive eu mesmo, estávamos prendendo a respiração imaginando o que poderia acontecer com esta divulgação de balanços. Mas a Nvidia claramente tem experimentado uma demanda tão forte por seus produtos e crescimento. Na medida em que a Nvidia conseguir continuar entregando, isso mantém a posição da empresa e o preço das ações precisa refletir essa nova informação”.
Adam Sarhan, fundador da 50 Park Investments:
“É mais um trimestre excepcional. Isso é muito otimista para os investidores em ações, e a Nvidia mostrou que a IA veio para ficar. Mais importante ainda, a empresa também mostrou que o entusiasmo pela IA pode se traduzir em ganhos reais. Isso é muito poderoso e eles continuam a superar as previsões de Wall Street”.
Continua depois da publicidade
Thomas Monteiro, analista sênior da Investing.com:
“O mercado estava pronto para vender as notícias após os ganhos da Nvidia, dadas as expectativas elevadas e as condições macroeconômicas deterioradas. No entanto, mais uma vez, a empresa deixou claro que o boom da IA é muito mais do que apenas uma narrativa do mercado de ações, mas sim, a aposta mais significativa das empresas em todo o mundo neste momento.”
Kunjan Sobhani, analista da Bloomberg Intelligence:
Continua depois da publicidade
“A perspectiva da Nvidia para o primeiro trimestre, acima do consenso, aponta para uma demanda sólida por suas GPUs [unidade de processamento visual] até 2024, à medida que grandes clientes de nuvem e hipercala aumentam os gastos de capital em IA. A margem bruta positiva provavelmente se estenderá, juntamente com o crescimento da receita do segmento de Data Center.”
Ben Reitzes, analista da Melius Research:
“Vamos encarar, as pessoas estavam apreensivas com este relatório. Exale — a IA e seu líder destemido têm pernas… Em termos de impacto no mercado de tecnologia, o relatório deve trazer algum alívio. Continuamos a acreditar que a Nvidia gera um ‘efeito halo [avaliação de um ponto do mercado ‘contaminar’ todos os outros]'”.
(com Bloomberg)