Publicidade
SÃO PAULO – Responsável pela melhor carteira recomendada de 2014, segundo Ranking InfoMoney, o analista-chefe da Walpires Corretora, Leandro Martins, utiliza como premissa em suas recomendações os conceitos de análise técnica – bem diferente da maioria dos outros analistas, que adotam a análise fundamentalista como premissa. Para Martins, é um erro o investidor querer mesclar o estudo dos gráficos com notícias e fundamentos, pois elas “mais atrapalham do que ajudam” o trader.
Desde 1999 no mercado financeiro, Martins possui o certificado CNPI para atuar tanto como analista técnico quanto fundamentalista, mas preferiu se dedicar ao estudo dos gráficos. “Foi onde encontrei as respostas”, explica o analista. Além da análise técnica, Martins também dá muita ênfase à questão psicológica do trader, tendo inclusive gravado um vídeo no Youtube apontando os “10 maiores erros do investidor em ações” (assista ao vídeo no final da matéria).
Leandro Martins é um dos 4 traders que estarão no InfoMoney TV para fazer uma análise semanal sobre o Ibovespa e quais ações estão em um bom ponto para operações de compra ou de venda a descoberto. Completam o time de analistas: Lauro Vilares (operador da Leandro & Stormer), Fernando Góes (analista da Clear Corretora) e Wagner Caetano (diretor da Cartezyan). O programa irá ao ar toda sexta-feira após o fechamento do pregão e tem estreia agendada para este dia 29 de agosto.
Confira abaixo um bate papo rápido que o grafista teve com o InfoMoney:
InfoMoney – Desde quando está na Bovespa?
Leandro Martins – Iniciei na Bolsa em 1999 aos 18 anos, quando entrei na graduação de economia.
Continua depois da publicidade
IM – O que te fez buscar essa profissão?
LM – Sempre gostei de números e do mercado financeiro. Contudo, após um Mestrado em economia e tirar o CNPI fundamentalista (certificado para se tornar um analista fundamentalista), percebi que a Bolsa não segue exatamente as notícias e os fundamentos, então encontrei as respostas nos gráficos.
IM – Qual o maior ensinamento que a vida de trader te deu?
Continua depois da publicidade
LM – Que as notícias e os fundamentos mais atrapalham que ajudam o “day trader”. Além disso, a ganância pode acabar com a vida das pessoas. Me especializei lendo livros em inglês e analisando ao máximo o que está por trás das figuras. Sempre busquei entender profundamente a real briga psicológica entre compradores e vendedores.
IM – Que dica você daria para o investidor que está começando a operar agora?
LM – Tenha um set-up simples e muito bem testado. A preocupação com o iniciante sempre foi frequente, pois acredito que nós, analistas e professores, temos grande responsabilidade. Criei um artigo que virou uma palestra onde alerto sobre os 10 erros do investidor em ações (assista o vídeo no final da matéria).
Continua depois da publicidade
IM – E que dica você daria para quem investe todo dia e já se considera um trader?
LM – Mantenha-se humilde, pois a arrogância já fez muito trader bom quebrar. Ninguém sabe tudo, e a qualquer momento seu emocional poderá lhe sabotar, mantenha-se atento e racional.
IM – O que você faz quando não está operando?
Continua depois da publicidade
LM – Quando não estou operando, eu estou ajudando os clientes a operar aqui na Walpires Corretora, onde sou analista-chefe há 4 anos. Em meu tempo de lazer, gosto de uma boa comida com um ótimo vinho, esportes, além de filmes e séries. Viajar também me faz muito bem, acredito que seja o melhor jeito de esvaziar a mente.
IM – É possível viver de Bolsa?
LM – Depende, o trader precisa ser inteligente de ter testado antes seu set-up e não depender da bolsa para pagar as contas do mês, pois irá gerar uma grande pressão psicológica totalmente prejudicial.
Continua depois da publicidade