Norte-americano Paul Krugman leva prêmio Nobel de Economia de 2008

Distinção foi dada ao professor de Princeton e colunista do NY Times por sua análise dos padrões de comércio e situação econômica

Publicidade

SÃO PAULO – O norte-americano Paul Krugman levou a disputa pelo prêmio Nobel de Economia de 2008, informou a Real Academia Sueca de Ciências na manhã desta segunda-feira (13), por sua “análise dos padrões de comércio e situação da atividade econômica”.

“Quais são os efeitos do livre comércio e da globalização? Quais são as forças por trás da urbanização mundial? Paul Krugman formulou uma nova teoria para buscar as respostas para tais perguntas”, disse a Academia em seu comunicado enviado ao público.

Alinhado aos neo-keynesianistas, Krugman é um dos mais renomados economistas no mundo, dando aulas atualmente na Universidade de Princeton, nos EUA. Nascido em 1953, Krugman também é colunista do The New York Times. O prêmio auferido é de US$ 1,4 milhão.

Continua depois da publicidade

Prêmios Nobel

O reconhecimento à área econômica é o último dos concedidos pela Real Academia Sueca de Ciências neste ano em seus prêmios Nobel. Todo ano, desde 1901, a instituição concede distinções nos campos da física, medicina, química, literatura e paz. Já o Nobel de Economia foi instituído em 1968 pelo Banco Central da Suécia.