NFTs e tokens de metaverso caem até 20% com aversão ao risco de investidores

Tokens FLOW, APE e AXS estão entre os que tiveram perdas de dois dígitos na semana passada

CoinDesk

(Getty Images)
(Getty Images)

Publicidade

As criptomoedas relacionadas a tokens não fungíveis (NFTs) e ao metaverso tiveram quedas expressivas na semana passada, em meio a um sentido ainda amargo de investidores em relação a esses segmentos.

O token FLOW, por exemplo, que pode ser usado para construir NFTs e aplicativos descentralizados como jogos em Web 3.0, caiu 20% nos últimos sete dias.

A baixa do FLOW foi a segunda maior durante esse período entre 52 criptomoedas com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão, de acordo com a casa de análise e dados Messari.

Continua depois da publicidade

O mercado geral de criptomoedas interrompeu a alta vista em julho em meio a preocupações recentes dos investidores sobre a inflação, a economia e o ritmo dos aumentos das taxas de juros pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

As baixas de tokens relacionados a NFTs e ao metaverso, contudo, não são recentes; elas refletem quedas de preço e de lucro desses ativos que vêm ocorrendo nos últimos meses.

Assista: Os NFTs morreram? O que esperar da tecnologia após desvalorização bilionária

Continua depois da publicidade

Segundo relatório do agregador de dados de NFT NonFungible.com, a quantidade de dólares negociados no mercado de NFT caiu 25% no segundo trimestre em relação aos primeiros três meses do ano.

O lucro de revenda de NFT também caiu 46%, para uma perda total de US$ 1,4 bilhão.

O preço mínimo de compra de um NFT do Bored Ape Yacht Club (BAYC) – a maior coleção de NFT por valor de mercado –, caiu mais de 50% de sua alta de 153,7 Ethereum (ETH), em abril de 2022, para cerca de 73 ETH. Nos últimos sete dias, o preço mínimo da coleção caiu 5,6%.

Continua depois da publicidade

ApeCoin (APE), o token nativo do BAYC usado para votar em decisões de governança, caiu cerca de 18% na semana passada, com os investidores preocupados que alguns NFTs usados ​​como garantia para empréstimos por meio do BendDAO, serviço de empréstimos peer-to-peer (P2P), possam ser liquidados devido à queda no preço mínimo.

Nas coleções CryptoPunks e Mutant Ape Yacht Club, a segunda e terceira maiores de NFT por valor de mercado, os preços mínimos caíram 10% e 1,3%, respectivamente, nos últimos sete dias.

Outros tokens relacionados a NFT e metaverso que afundaram incluem AXS, GALA, MANA e GMT, que caíram entre 14% e 20%.

Continua depois da publicidade

Até onde as criptomoedas vão chegar? Qual a melhor forma de comprá-las? Nós preparamos uma aula gratuita com o passo a passo. Clique aqui para assistir e receber a newsletter de criptoativos do InfoMoney

CoinDesk

CoinDesk é a plataforma de conteúdos e informações sobre criptomoedas mais influente do mundo, e agora parceira exclusiva do InfoMoney no Brasil: twitter.com/CoinDeskBrasil