Newcastle: Flexibilização da exportação de aves traz alívio para frigoríficos da B3

Governo reduziu o escopo da área de emergência zoosanitária no RS

Felipe Moreira

(Reprodução: Pixabay/ Zoli)
(Reprodução: Pixabay/ Zoli)

Publicidade

Com a confirmação de que o caso da doença de Newcastle identificada no estado do Rio Grande do Sul foi um evento sanitário isolado, as restrições comerciais estão sendo rapidamente suspensas, o que na avaliação do Bradesco BBI, é claramente uma boa notícia. Cabe ressaltar que BRF (BRFS3), Marfrig (MRFG3), JBS (JBSS3) e Minerva (BEEF3) tiveram forte queda na Bolsa na semana passada com as primeiras notícias sobre o tema.

O governo reduziu o escopo da área de emergência zoosanitária para apenas 5 municípios, o que também significou que o embargo autoimposto às exportações de carne e produtos de aves do estado do RS foi flexibilizado.

A equipe de research comenta que o escopo do embargo estadual agora é muito mais limitado, e as restrições locais devem ter consequências menos dramáticas, pois até mesmo outras plantas no estado poderiam redirecionar volumes e compensá-los.

Continua depois da publicidade

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita 

De acordo com o BBI, o levantamento do embargo nacional à China e, em menor grau, ao México, é agora o principal ponto a ser observado. Com as restrições atualmente em vigor afetando 15% das exportações de aves do Brasil no acumulado do ano, se fossem consumidas no mercado interno, representariam um suprimento incremental de cerca de 7%, o que ainda é significativo.

Os analistas acreditam que a China é particularmente importante não apenas devido à sua relevância para os volumes totais, mas também porque as exportações de pés para o país a preços premium devem ajudar as empresas a maximizar o valor extraído dos animais que produzem.

Continua depois da publicidade

Mas se as restrições forem suspensas em breve (participantes da indústria têm destacado expectativas de que a proibição de exportação para a China seja resolvida em 30 dias), o BBI espera que os impactos sobre as empresas devem ser limitados.

Até agora, segundo o relatório, os preços domésticos de aves estão se mantendo bastante estáveis, pois as empresas podem estar alavancando a capacidade de armazenamento disponível.

Por fim, o BBI reitera JBS (JBSS3) com sua principal escolha no setor com recomendação equivalente à compra e preço-alvo de R$ 43.