Não queremos sufocar a inovação no mercado cripto, mas o setor tem muita turbulência, diz Powell

O presidente do Fed disse que as instituições financeiras reguladas precisam ter cautela com as criptomoedas

Lucas Gabriel Marins

O presidente do Fed, Jerome Powell
O presidente do Fed, Jerome Powell

Publicidade

O presidente do Federal Reserva (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, disse em audiência na terça-feira (7), no Comitê Bancário do Senado do país, que não quer reprimir a inovação no mercado cripto, mas o setor está uma bagunça.

“Não queremos sufocar a inovação”, disse ele, mas vimos “apenas um conjunto notável de eventos no espaço cripto” e “muita turbulência” no ano passado.

Em 2022, diversas empresas e projetos do setor quebraram, como a exchange FTX, o fundo de hedge cripto Three Arrows Capital (3AC) e a Terra (LUNA), jogando os ativos digitais em um pesado “inverno cripto” (período de quedas).

Continua depois da publicidade

Na reunião, ele também falou que está preocupado com as blockchains públicas – sem controle central e abertas a qualquer pessoa – usadas por criptos como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH). Segundo o presidente do Fed, elas estão suscetíveis a fraudes e lavagem de dinheiro.

Powell disse que, por causa dessa instabilidade, as instituições financeiras reguladas precisam ter cautela com o setor.

Ele falou ainda para os congressistas que as stablecoins – criptomoedas com valor atrelado a um ativo do mercado tradicional, como dólar ou euro – precisam de uma “regulação apropriada”, visto que são semelhantes a fundos regulados e podem confundir o investidor.

Continua depois da publicidade

O governo dos EUA defende a regulação das stablecoins desde 2021. Naquele ano, um grupo de trabalho para mercados financeiros disse que criptos pareadas ao dólar podem revolucionar o mercado de pagamentos, desde que sejam reguladas.

Já no ano passado, a vice-presidente do Fed, Lael Brainard, disse que as criptomoedas estáveis apresentam riscos parecidos aos dos mercados tradicionais, e, por isso, precisam de supervisão do governo, em especial as stablecoins.

Em meio às recentes declarações de Powell, o Bitcoin caiu 1,70% nas últimas 24 horas, sendo negociado a US$ 22 mil na manhã desta quarta-feira (8), segundo o CoinMarketCap.