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Em teleconferência de resultados na manhã desta sexta-feira (27), o CEO da Multiplan (MULT3), Eduardo Peres, ressaltou os dados “sem precedentes na história da companhia” no terceiro trimestre de 2023. Ele destacou que as vendas vêm crescendo num ritmo acelerado, superando as expectativas, com alta de 8% no trimestre, e espera que o quarto trimestre seja ainda melhor, com eventos como Black Friday e Natal impulsionando as vendas e os lucros da companhia.
Nos primeiros 25 dias de outubro, a companhia manteve seu ritmo de crescimento com aumento de 5,7% das vendas em relação a outubro de 2022. “O lucro da Multiplan atingiu R$ 718 milhões até setembro, que vem a ser quase o lucro inteiro do ano passado. E o melhor trimestre ainda está por vir, agora no fim do ano. A expectativa para o Natal é excelente, estamos muito otimistas”, afirmou ele, que espera que a companhia chegue próximo de um lucro de R$ 1 bilhão até o fim do ano.
Às 12h40, a ação caía 0,66%, a R$ 25,57. Em outubro, os papéis sobem 4% e no quase 20%. Neste terceiro trimestre, o lucro líquido da Multiplan foi de R$ 263,37 milhões, alta de 41,5% na comparação anual.
Ao abordar as estratégias de crescimento da companhia, Peres pontuou que o foco está em expansões e revitalizações dos shoppings do portfólio. “Queremos transformar todos os shoppings. Continuar investindo no portfólio atual é a forma mais viável e rentável de crescimento. Estamos no caminho correto”, disse.
O pipeline de expansão da Multiplan tem 7 projetos – hoje a empresa conta com 20 empreendimentos. Com foco nas melhorias contínuas das atuais unidades, a prioridade para 2024 será revitalizar e expandir o Shopping Morumbi, em São Paulo, a partir de janeiro. As licenças já estão aprovadas e o investimento programado é de R$ 300 milhões a R$ 350 milhões. O mesmo deverá ocorrer na sequência nos shoppings de Brasília e Maceió.
Negócios futuros
Questionado sobre a possibilidade de a Multiplan fazer um M&A (fusão e aquisição) transformacional, Eduardo Peres afirmou que não há nenhuma negociação na mesa para uma fusão/aquisição. “Não vejo nada que nos anime a se debruçar sobre isso. Por enquanto, nada aconteceu nessa direção. Pode acontecer, mas única garantia que posso dar é que vocês (do mercado) serão os primeiros a saber”, destacou.
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Sobre venda de ativos, Peres também ressaltou que não há nenhuma conversa em andamento, mas disse que “pode acontecer”. “Pessoas até nos abordam, mas para ativos que a gente jamais vai vender”.
O CEO da Multiplan reforçou a preferência da companhia por focar em expansões, mas não descartou projetos greenfield, “principalmente por conta das incertezas econômicas daqui pra frente”. Segundo Eduardo Peres, a companhia tem preferência por fazer expansões das atuais unidades de shoppings “por que vêm se mostrando uma estratégia positiva há muitos anos”.
Dividendos da Multiplan
Armando d’Almeida Neto, Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores, falou também sobre a política de dividendos da empresa. Ressaltou que nos últimos 12 meses R$ 1,050 bilhão foi destinado a alocação de capital, entre retorno de dinheiro para o investidor por recompra de ações e Capex (investimentos).
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“Desde 2011, distribuímos aos acionistas 50% ou mais do lucro líquido após reservas. Mesmo em ciclos de grande crescimento, ainda sobra espaço para retornar dinheiro sem ter que mexer com alavancagem de forma grande”, pontuou.
Questionado sobre possíveis impactos na operação da empresa com a reforma tributária que está em tramitação no Congresso, Armando d’Almeida Neto afirmou que a Multiplan ainda aguarda os próximos passos da reforma para avaliar como a companhia irá se adaptar às mudanças.