Mudança regulatória de Trump não deve garantir alta na produção de petróleo dos EUA

"Produtores de petróleo são limitados não apenas pela viabilidade econômica de produzir mais, mas também por fatores de demanda e oferta nacionais e globais", diz IIF

Estadão Conteúdo

Presidente eleito dos EUA, Donald Trump 
08/01/2025
REUTERS/Jeenah Moon
Presidente eleito dos EUA, Donald Trump 08/01/2025 REUTERS/Jeenah Moon

Publicidade

O Instituto Internacional de Finanças (IIF, na sigla em inglês), em relatório publicado nesta quinta-feira, 16, declarou que vê muito espaço para uma mudança regulatória favorável ao aumento substancial da produção de petróleo nos EUA sob o novo governo de Donald Trump, como maior arrendamento em terras federais e a diminuição das regulamentações sobre licenças e infraestrutura.

Todavia, o IIF alerta que grandes mudanças regulatórias não irão garantir, por si só, um aumento significativo na produção de petróleo dos EUA nos próximos quatro anos.

“Os produtores de petróleo são limitados não apenas pela viabilidade econômica de produzir mais, mas também por fatores de demanda e oferta nacionais e globais”, explica o instituto. “Esses fatores podem influenciar muito a volatilidade dos preços, que, por sua vez, influencia a capacidade do setor petrolífero de produzir mais”.