Publicidade
A Minerva (BEEF3) informou nesta segunda-feira (13) que o Servicio Nacional de Calidad y Salud Animal, do Paraguai, notificou a aprovação do protocolo sanitário para abertura do mercado dos Estados Unidos para exportação de carne bovina paraguaia.
Segundo comunicado, restam apenas os trâmites burocráticos para efetiva habilitação das unidades produtivas paraguaias e autorização final para início das exportações.
A companhia possui 4 plantas produtivas no Paraguai, com capacidade total de abate de 8,0 mil cabeças/dia, e que, uma vez habilitadas, somam-se a ativos no Brasil, na Argentina e no Uruguai, ampliando a exposição e maximizando a capacidade de arbitragem para o mercado americano.
Considerando o atual footprint da Minerva Foods, a exposição da companhia para o mercado norte-americano totaliza 13 unidades produtivas com capacidade de abate de aproximadamente 16 mil cabeças de gado/dia, sendo 7 plantas no Brasil, 4 plantas no Uruguai e 2 plantas na Argentina.
Com aproximadamente 340 milhões de habitantes, os Estados Unidos são um importante mercado consumidor de carne bovina premium, sendo que, em 2022, o país foi responsável pela importação de aproximadamente 1.538 mil toneladas de carne bovina, sendo o segundo maior importador de carne bovina do mundo, destacou a empresa.
Cabe destacar que o país passa por uma importante restrição de sua produção de carne bovina, abrindo perspectivas positivas para exportadores.
Continua depois da publicidade
“A aprovação da exportação de carne bovina paraguaia para os Estados Unidos é um importante passo para os produtores do país e pode abrir oportunidades em outros mercados que seguem padrões sanitários semelhantes, ampliando assim a capilaridade da carne bovina paraguaia no mercado global”, diz a Minerva, em comunicado.