Minério de ferro sobe com esperanças de demanda na China e conversas sobre estímulos

O contrato do minério de ferro mais negociado na bolsa chinesa de Dalian  encerrou as negociações com alta de 2,9%, a 745,50 iuanes

Reuters

Mineração da Vale em Carajás (Pictures Ltd./Corbis/Getty Images)
Mineração da Vale em Carajás (Pictures Ltd./Corbis/Getty Images)

Publicidade

(Reuters) – O minério de ferro negociado na bolsa de Dalian subiu nesta sexta-feira para uma máxima de seis semanas, enquanto o preço de referência em Cingapura atingiu o maior nível em duas semanas, estendendo um rali estimulado pelo crescimento surpreendente na atividade industrial da China em maio.

O minério de ferro também caminha para fortes ganhos semanais, já que os comentaristas do mercado continuaram a especular sobre o lançamento de estímulos adicionais para apoiar uma recuperação econômica pós-Covid no maior produtor de aço do mundo, a China.

O contrato do minério de ferro mais negociado na bolsa chinesa de Dalian  encerrou as negociações com alta de 2,9%, a 745,50 iuanes (107,85 dólares) a tonelada, abaixo da máxima da sessão de 755,50 iuanes, mais alto valor desde 21 de abril.

O minério de ferro de Dalian avançou quase 9% esta semana, “em um sinal de que os traders do continente estão ficando mais otimistas com as perspectivas de demanda na China, disseram analistas da Westpac em nota.

Na Bolsa de Cingapura, contrato de referência do minério de ferro para julho subiu 1,7%, para 103,80 a tonelada, ampliando seu ganho semanal em cerca de 6%.

A atividade fabril da China inesperadamente voltou a crescer em maio, mostrou o índice de gerentes de compras de manufatura da Caixin/S&P Global na quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Analistas, no entanto, disseram que mais suporte político é necessário para garantir que a recuperação econômica da China seja sustentada, já que outros dados de atividade não foram inspiradores, incluindo a produção industrial do país em abril, que cresceu muito menos do que o esperado.