Publicidade
PEQUIM (Reuters) – Os contratos futuros do minério de ferro da bolsa de Dalian ampliaram as quedas e atingiram o menor valor em cinco meses na terça-feira, pressionados por um sentimento fraco em meio à demanda contida no principal consumidor, a China.
O contrato mais negociado encerrou as negociações do dia em baixa de 3,35%, a 822 iuanes (114,54 dólares) a tonelada métrica, seu valor mais baixo desde 11 de outubro.
A causa dessa queda de preços das matérias-primas é a lenta recuperação da demanda, disse Chu Xinli, analista da China Futures, com sede em Xangai.
Continua depois da publicidade
A última reunião do Congresso Nacional do Povo da China não facilitou as perspectivas do mercado imobiliário, e o fraco início da temporada de construção é um mau presságio para a demanda de aço, observaram os analistas do banco ANZ.
A Moody’s disse na segunda-feira que retirou a classificação ‘Baa3’ da Vanke, a segunda maior incorporadora da China em vendas, acrescentando que todas as classificações da Vanke estariam em “revisão para rebaixamento”.
“A deterioração dos fundamentos contribuiu para a fraqueza dos preços, uma vez que muitas siderúrgicas têm sido cautelosas quanto ao reabastecimento de minério quando o ritmo de retomada de sua produção tem sido arrastado pela fraca demanda do mercado externo; e esperamos que o preço se consolide entre 800 e 820 yuans por tonelada no curto prazo”, acrescentou Chu.