Publicidade
SÃO PAULO – A Microsoft, maior desenvolvedora de software do mundo, desistiu da compra do Yahoo!, após ter sua oferta de quase US$ 50 bilhões recusada. Empresa nega que fará oferta hostil.
A negociação entre as duas empresas revela a batalha travada pelo mercado de publicidade na internet, liderado pela Google. Ambas as empresas têm buscado alternativas para fazer frente ao popular site de busca e seu mecanismo de anúncios, o que fazia da fusão algo natural para alguns analistas.
Detalhes não tão pequenos
Os resultados pouco animadores da divisão de internet da Microsoft impulsionaram a oferta de compra, que no limite atingiu US$ 33 por ação, considerada aquém de seu real valor pelo Yahoo!, que esperava ao menos US$ 37 por ação.
Steve Ballmer, CEO (Chief Executive Officer) da Microsoft, afirmou que a aquisição deixou de fazer sentido para sua empresa, assim como negou a realização de uma oferta hostil. Já o fundador do Yahoo!, Jerry Yang, qualificou a oferta como uma distração, afirmando que a empresa voltará a seu foco.
Pressão sobre os mercados
Com o malogro da operação, as ações da Microsoft têm alta próxima a 4% nas negociações de pré-market na bolsa Nasdaq em Nova York, ao passo que os papéis do Yahoo! despencam mais de 20%. Por sua vez, as ações da Google sobem aproximadamente 3,3%
Deste modo, os mercados futuros nos Estados Unidos operam influenciados negativamente pela notícia. Rumores dão conta de que as empresas podem procurar novos parceiros, como a Time Warner e seu portal AOL.