Meta negocia compra de 5% da EssilorLuxottica, dona da Ray-Ban, diz WSJ

A participação na maior empresa de óculos do mundo poderia valer 4,33 bilhões de euros

Reuters

Óculos Ray-Ban Meta Smart Glasses segunda geração em São Francisco. (Foto: David Paul Morris/Bloomberg)
Óculos Ray-Ban Meta Smart Glasses segunda geração em São Francisco. (Foto: David Paul Morris/Bloomberg)

Publicidade

A Meta está em negociações para adquirir uma participação de cerca de 5% na EssilorLuxottica, sua parceira de produção de óculos inteligentes da marca Ray-Ban, publicou o The Wall Street Journal nesta quinta-feira (18), citando pessoas familiarizadas com o assunto.

A participação na maior empresa de óculos do mundo poderia valer 4,33 bilhões de euros, de acordo com cálculos da Reuters.

Diversifique investindo no Brasil e no exterior usando o mesmo App com o Investimento Global XP 

Continua depois da publicidade

O possível negócio pode dar à Meta mais controle sobre o roteiro dos óculos inteligentes em um momento em que gigantes da tecnologia, incluindo Apple, estão investindo milhões para criarem aparelhos baseados em tecnologias de realidade aumentada e mista.

A empresa de óculos foi formada em 2018 por meio de uma fusão entre a Essilor, da França, e a Luxottica, da Itália. A Delfin, holding de propriedade da família do falecido fundador da Luxottica, Leonardo Del Vecchio, é seu maior investidor, com uma participação de quase 33%.

Os óculos inteligentes Ray-Ban Meta, lançados pela primeira vez em 2021, têm sido uma parte importante do portfólio de produtos de consumo da Meta.

Continua depois da publicidade

O presidente-executivo da EssilorLuxottica, Francesco Milleri, disse no início desta semana que a nova geração de óculos inteligentes Ray-Ban Meta, lançada em outubro passado, vendeu mais em alguns meses do que os antigos em dois anos.

Os analistas têm sido positivos em relação à última geração dos óculos, que incluem um assistente Meta AI e são capazes de transmitir ao vivo o que o usuário está vendo diretamente para o Facebook e o Instagram.

“Acreditamos que os óculos inteligentes Ray-Ban da Meta podem estar a apenas uma ou duas gerações de se adequarem ao mercado”, disseram os analistas da Bernstein no início deste mês.

Continua depois da publicidade

O mercado espera que a terceira geração dos óculos esteja pronta até o final de 2025, de acordo com o WSJ.