Conteúdo editorial apoiado por

Mesmo sob críticas, trader deixou a estabilidade do serviço público e virou analista

Alex Carvalho diz que tudo começou quando foi se inteirar sobre educação financeira

Augusto Diniz

Conteúdo XP

Publicidade

Quando ainda era servidor público federal, Alex Carvalho foi buscar informação sobre educação financeira. Ele lembra que o segmento vivia um “boom” nos anos 2016 a 2018.

“Comecei a correr atrás disso e caí de paraquedas no day trade”, recorda Alex Carvalho, que participou do episódio 222 do programa GainCast. Ele agora é analista da XP.

Acabou se desenvolvendo nas operações de trade no mercado financeiro. Com a pandemia, deixou o estressante percurso que fazia todos os dias de Sete Lagoas para Belo Horizonte para trabalhar no sistema de home office.

Continua depois da publicidade

Em paralelo, ele continuava fazendo seus trades no mercado financeiro. Mas com um pouco mais de tempo em casa, decidiu se tornar um analista com CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimento). 

Leia mais: O ‘beabá’ para iniciar no trade, segundo Kyn Pereira, há 20 anos no mercado

Exoneração

Na cabeça de Alex Carvalho, já era hora de largar a estabilidade do emprego, pedir exoneração e se dedicar exclusivamente ao mercado financeiro, dessa vez fazendo mentorias e passando seu conhecimento já adquirido no segmento de day trade. Na época, ele estava com 35 anos.

Continua depois da publicidade

“O grande problema de fato foram as críticas iniciais”, diz. “Fazer essa mudança não cai muito bem nos ouvidos das pessoas. Largar um concurso (emprego púbico) para ir para o mercado financeiro. A aceitação da família e dos amigos foi quase zero. Apenas 1% de apoio. O restante só apoiou quando viu que deu certo”, conta.

“O serviço público que eu estava era uma rotina maçante. Sempre a mesma coisa, sem possibilidade de crescimento”, recorda. “Quando caí no mercado financeiro, todo dia aprendo uma coisa nova e trabalho com gente diferente”, acrescenta.

Leia mais: De Manaus à Faria Lima: Trader conta desafios com energia e internet antes de brilhar

Continua depois da publicidade

Transparência

“Saí de uma rotina engessada para a maluquice do mercado”, brinca. Mas ele diz compreender aquele que estuda até 5 anos para ocupar um cargo público. “Não tiro razão de quem não quer tomar esse risco”, afirma.

Dedicado integralmente ao papel de analista do mercado financeiro, afirma que tem satisfação em lidar com as pessoas interessadas no trade. “Tento responder às pessoas de maneira mais rápido possível. A transparência é muito importante”, afirma.

“Tem que ver seu perfil, aquilo que está buscando traçar e entender que vai levar um tempo. Muita gente às vezes não está preparada para deixar esse tempo de maturação”, responde ele, sobre um dos temas que mais o ocupa quando está trocando conhecimento com o público trader: quanto tempo levar para ganhar dinheiro no trade.

Continua depois da publicidade

“Quem está no trade, querendo viver do trade, precisa aprender isso (de perdas e ganhos)”, ressalta.

Inscreva-se no minicurso de Day Trade gratuito que ensina a operar menos de 30 minutos por dia