Merval, da Argentina, foi único índice de bolsas do mundo a valorizar em outubro

Bolsa argentina também lidera valorização em dólares no acumulado do ano, segundo estudo da Elos Ayta Consultoria

Camille Bocanegra

Publicidade

Índice Merval, da Argentina, foi único a valorizar em dólares em outubro e apresentou alta de 6,74%, de acordo com estudo da Elos Ayta Consultoria. O desempenho do índice demonstra, segundo a análise, a resiliência do mercado argentino em um contexto de inflação e depreciação da moeda local.

Ao redor do mundo, outros índices não apresentaram o mesmo cenário, com Ibovespa liderando as quedas. O índice recuou 7,21%, seguido pelo AEX da Holanda, que caiu 6,04%, e o CAC 40 da França, com -5,97%. A onda de aversão ao risco, por incertezas globais, como tensões no Oriente Médio e eleições nos EUA, se somariam a desafios econômicos domésticos.

Na América Latina, os destaques negativos ficariam para México e para Brasil como maiores afetados pela volatilidade em 2024.

No acumulado do ano, o Merval também lidera, com +63,42% em dólares, enquanto IPyC do México e Ibovespa se destacam negativamente. No México, a perda é de 25,46%, enquanto o índice doméstico recuou -19%, pressionado tanto por instabilidade política quanto pelas preocupações com desaceleração econômica.

Entre as maiores altas, além do Merval, está o FTSE China 50, com alta de 27,56%, beneficiado por recuperação de setores estratégicos da economia do país asiático. Empresas de tecnologia sustentaram valorização da Nasdaq dos EUA, com +20,54%.