Publicidade
O trader institucional João Ascoli participou do programa 26 da Arte do Trade, no canal GainCast. Com 33 anos, ele opera no mercado desde 2008. Estudou finanças na Suíça e de lá fazia operações de ações e commodities no Brasil. Também já operou na China.
“O mercado pode ser para todo mundo, desde que se dedique, tenha conhecimento, saiba o que está fazendo”, costuma. “No mercado a gente é forjado. Leva tempo, e é necessário a prática. O mercado muda e tem que acompanhar essas mudanças. Comece pequeno. A única variável que se controla é o size (tamanho da operação)”, ressalta.
Leia mais:
Trader: Impacto do DI
O trader gosta de operar DIs e índice. “É muito importante quando a pessoa vai operar um ativo, entender o impacto dele (DI), o que deixa de impactar, principalmente no intraday, que o cenário é extremamente volátil”, diz.
Para ele, o mercado de juros talvez seja o mais importante a observar no dia a dia do trade. “Ele tem volume, coloca preço em muita coisa. Ele é a expectativa da taxa de juros para determinados vencimentos”, afirma.
Continua depois da publicidade
Ascoli diz ainda que o “stress no DI impacta o índice” e faz preço no intraday. “Dinâmica de preço, de execução de ordem, pode estar ligada a essa variação de juros e do mercado de dólar”, ressalta.
Veja também:
• ‘Problema não é perder na operação, mas não saber o que está fazendo’, diz trader
• Gestão de risco é mais desafiadora operando índice e dólar ao mesmo tempo, diz trader
• Quando tenho perda, fico com impulso de recuperar, mas isso é destrutivo, diz trader
• Conseguir identificar possível movimento de mercado cria chance de ganhos, diz trader
Stress no mercado
Quem opera índice é importante compreender também o movimento das taxas de DI, avalia João Ascoli. “Ele precisa acompanhar o DI porque no stress do mercado, e mesmo na situação boa, se o DI está caindo muito, não vá contra”, comenta, acrescentando, no entanto, não ser necessário ser um operador da taxa para aprender seu movimento no mercado.
Continua depois da publicidade
Ele ressalta que toma cuidado com o DI tanto quando a taxa sobe como quando ela cai, rompendo patamares aceitáveis. ”O DI estressando pode ter certeza que o índice vai sentir. Se o DI estressar (subir), a probabilidade de o índice ir para baixo é muito grande”, ensina.
“Ajuste de DI em dias tranquilos, mexe preço, em dias muito nervosos, mexe muito o preço, principalmente na liquidez do índice”, destaca.
Guias de análise técnica:
- O que é uma linha de tendência na análise gráfica?
- O que são médias móveis e como usá-la para estratégia de Trade
- Bandas de Bollinger: como usar e interpretar?
Confira mais conteúdos sobre análise técnica no IM Trader. Diariamente, o infomoney publica o que esperar dos minicontratos de dólar e índice. As melhores plataformas para operar na Bolsa. Abra uma conta na XP.