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Fortes tendências de receita, mas preocupações com rentabilidade seguindo no radar levam a uma sessão volátil para as ações do Méliuz (CASH3) após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2021, na noite da última terça-feira (29).
Nesta quarta (30), as ações abriram em queda, chegando a totalizarem perdas de 5,68%, a R$ 2,49, mas viraram para ganhos ao longo do dia, em meio a diferentes percepções sobre o resultado da companhia. Os papéis fecharam no positivo, com alta de 2,65%, a R$ 2,71.
O Bradesco BBI destacou que o Méliuz reportou um 4T21 com receita de R$ 98 milhões, alta de 126% em base anual (em linha com o trimestre anterior), mais uma vez impulsionada principalmente pela receita do marketplace.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês), entretanto, caiu em território profundamente negativo para -R$ 52 milhões no 4T21 (ou -R$ 30 milhões ajustado para impactos pontuais), versus -R$ 9 milhões no 3T21, uma vez que a empresa aumentou materialmente as despesas de cashback para fomentar o engajamento dos clientes, e o opex (despesas operacionais) continuou a subir.
Assim, avalia que a preocupação com a rentabilidade deve continuar a pesar no curto prazo, à medida que a empresa começa com novos produtos.
Já o total do volume bruto de mercadorias (GMV, na sigla em inglês) ficou em R$ 2,0 bilhões, 46% acima do trimestre anterior e 113% acima em base anual, com R$ 1,7 bilhão relacionados à Méliuz e R$ 300 milhões provenientes de operações internacionais.
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Consequentemente, a receita de marketplace aumentou para R$ 97,7 milhões, alta de 66% no trimestre e de 126% em base anual, implicando em take rate (taxa de comissão) de 4,2% (contra 3,4% no trimestre anterior e 3,7% no 4T20).
Em teleconferência de apresentação de resultados, Luciano Valle, CFO do Méliuz afirmou que a empresa vinha observando no terceiro trimestre campanhas mais agressivas por conta da aproximação da Black Friday, e que parte da alta da receita se deve à incorporação desse resultado.
Já “em uma nota negativa, as despesas de cashback ficaram em 3,3% da GMV (versus 2,0% no 3T21 e 2,3% no 4T21), implicando em uma compressão de spread da receita líquida de cashback”, afirma o BBI.
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Recompensas aos clientes como estratégia
De acordo com a administração da companhia, a estratégia de promover o crescimento (aumentando as recompensas aos clientes) foi específica para este trimestre, e eles mencionaram a “take rate líquida ” (ou seja, comissões recebidas dos vendedores líquidas de cashback pagas aos usuários) recuperada para 2% da GMV no 1T22 (versus 0,4% no 3T21 e 2,3% no 1T21). Enquanto isso, o crescimento do GMV deveria estar próximo de 60% em base anual, o que implica uma margem de contribuição (receitas líquidas de despesas de cashback) de cerca de R$ 30 milhões no 1T22, no geral estável no trimestre.
“Acreditamos que o mercado deve considerar os resultados como negativos, considerando que a forte linha de receita foi um pouco antecipada pelos números preliminares previamente divulgados, e a principal surpresa estava relacionada ao número inferior ao consenso sobre o Ebitda. Embora a empresa deva continuar a seguir sua estratégia de crescimento nos próximos trimestres, acreditamos que os investidores podem estar preocupados com a rentabilidade no curto prazo, o que deve, em última instância, pesar no desempenho das ações”, destacaram os analistas do BBI, antes da abertura do mercado.
A XP, por sua vez, viu os números da companhia de forma positiva.
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“Apesar do resultado abaixo do esperado, pressionado por maiores despesas de cashback e desembolsos atribuíveis às suas recentes aquisições, a empresa manteve um ritmo de crescimento robusto e superou nossas estimativas de receita para o trimestre”, afirmaram os analistas da casa.
Além disso, destacam, os investimentos em M&A [fusões e aquisições] estão alinhados com sua estratégia de alocação de capital, que visam ampliar seus serviços e produtos financeiros para sua crescente base de clientes. “Como resultado, não esperamos uma reação negativa das ações e mantemos nossa visão positiva de longo prazo sobre a empresa”, destacou.
Os analistas da XP veem esse aumento nas despesas de cashback como momentâneo, esperando que se normalize nos próximos trimestres.
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Tanto o BBI quanto a XP possuem recomendação de compra ou equivalente para os ativos CASH3, com preços-alvo respectivos de R$ 3,90 (upside de 48%) e de R$ 8 (upside de 203%). O UBS BB, por sua vez, tem recomendação neutra para o papel, com preço-alvo de R$ 3 (upside de 14%) enquanto que o Itaú BBA, que avaliou o balanço como neutro, tem recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) com preço-alvo de R$ 10,70 (305% de upside).
Monetização é destaque em teleconferência
Questionado sobre monetização dos serviços durante teleconferência de apresentação dos resultados, Luciano Valle, CFO da companhia, afirmou que a linha de cartões de créditos fornece uma captura maior de volume e receita com novas tarifas. Também citou as margens com a compra de Bitcoins.
Sobre financiamento para o produto de crédito, apontou que a empresa tem uma postura muito conservadora, já que o setor é pressionado por inflação, que leva a menor poder de compra da população. Ele afirmou que a empresa pretende ser cautelosa, de forma a manter o custo de capital baixo, e que não tem pressa em avançar nesta frente.
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Já o CEO do Méliuz, Israel Salmen, ressaltou que mais de 680 mil usuários únicos usaram em 2021 o aplicativo Méliuz Nota Fiscal, que permite “cashback” para quem usa notas fiscais, mas reconheceu que ainda há “desafios de monetização” no aplicativo.
Olhando para a internacionalização da companhia, Salmen afirmou que 100% daquilo que é desenvolvido no Brasil poderá ser aplicado em sua aplicação internacional.
Mas disse que, no momento, não é isso o que ocorre. O executivo disse que a equipe estabelecida vem focando no novo app no Brasil, enquanto que uma equipe polonesa cuida das aplicações internacionalmente. Segundo o executivo, o objetivo é que todas as funções do Méliuz possam ser utilizadas também em suas operações internacionais.
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