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Mega oferta de US$ 12 bi da Aramco pesa na estreia do maior IPO saudita no ano

Grupo de saúde saudita Dr. Soliman Abdel Kader Fakeeh Hospital Co. fechou 10% acima do preço de oferta em Riade, na quarta-feira, enquanto a oferta da Aramco drenou a liquidez do mercado

Bloomberg

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(Bloomberg) — A oferta de ações secundária da Saudi Aramco, no valor de US$ 12 bilhões, tirou o brilho da maior oferta pública inicial (IPO) do ano no reino saudita.

O grupo de saúde saudita Dr. Soliman Abdel Kader Fakeeh Hospital Co. fechou 10% acima do preço de oferta de 57,5 riyals (US$ 15,30) em Riad, na quarta-feira, enquanto a oferta da Aramco drenava a liquidez do mercado. Esse é o menor ganho no primeiro dia para uma listagem no reino.

O desempenho do Fakeeh Care Group contrasta com a demanda esmagadora por seu IPO de 2,86 bilhões de riyals. Investidores institucionais colocaram ordens no valor de 341 bilhões de riyals, ou 119 vezes o número de ações disponibilizadas para eles, o que foi um dos maiores níveis de demanda por um IPO no reino, que arrecadou pelo menos US$ 500 milhões nos últimos cinco anos.

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Enquanto isso, a oferta secundária da gigante petrolífera Aramco — uma das maiores do mundo nos últimos anos — esgotou-se pouco depois de o negócio ser aberto.

Grandes ofertas de ações recentes, como as da Aramco e da Adnoc Drilling Co., pesaram na liquidez dos mercados do Oriente Médio, juntamente com uma onda de IPOs na região, à medida que os investidores guardam seu dinheiro para essas listagens.

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Os índices de referência na Arábia Saudita e em Abu Dhabi estão para trás em relação aos pares globais este ano, com as crescentes tensões geopolíticas e a perspectiva de taxas de juros mais altas por mais tempo afetando o sentimento.

No último ano, apenas dois outros IPOs sauditas não conseguiram subir os 30% máximos permitidos no primeiro dia de negociação, First Milling Co. e SAL Saudi Logistics Services, segundo dados compilados pela Bloomberg.

É importante ressaltar que o desempenho do Fakeeh Care Group não seria considerado abaixo da média na maioria dos outros mercados, como na Europa, onde o ganho médio no primeiro dia para IPOs de US$ 100 milhões ou mais no último ano foi de apenas 7,4%, mostram os dados.

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