Publicidade
A Marcopolo (POMO4), uma das maiores fabricantes de ônibus do país, divulgou nesta quinta-feira (2) o seu resultado financeiro referente ao primeiro trimestre de 2024. No período, a empresa alcançou um lucro líquido de R$ 316,9 milhões, um aumento de 34,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Ebitda (Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Marcopolo no primeiro trimestre foi de R$ 315,4 milhões, com margem de 19,0%. Houve uma evolução de 1,3 pontos percentuais na margem em comparação ao primeiro semestre de 2023, que registrou margem de 17,7%. A variação percentual do Ebitda foi de 7,7%.
O bom desempenho do lucro líquido e do Ebitda da Marcopolo podem ser explicados por diversos fatores. No caso do lucro líquido, o resultado foi impactado pelos mesmos efeitos do Ebitda e do resultado financeiro. Enquanto isso, o Ebitda foi impulsionado pelo melhor mix de vendas, com crescimento de volumes no segmento de rodoviários, além de um resultado positivo da equivalência patrimonial da coligada argentina Metalpar, que contribuiu com R$ 29,5 milhões.
Marcopolo (POMO4): resultados
A receita líquida da Marcopolo no primeiro semestre foi de R$ 1,656 bilhão, apresentando uma variação de apenas 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os principais destaques da receita líquida foram a queda de volumes nos segmentos de urbanos e micros, compensada por um melhor mix de vendas em comparação com o primeiro trimestre de 2023. A receita avançou com o crescimento de volumes no segmento de rodoviários e pelo resultado positivo da coligada argentina Metalpar.
Em relação ao caixa e endividamento, a Marcopolo gerou caixa de R$ 148,7 milhões nas atividades operacionais, enquanto as atividades de investimentos e financiamento consumiram R$ 60,0 milhões e R$ 161,6 milhões, respectivamente. O saldo final de caixa em 31 de março de 2024 foi de R$ 1,543 bilhão. O endividamento financeiro líquido totalizava R$ 1,083 bilhão, sendo a maior parte proveniente do segmento financeiro (Banco Moneo).
Continua depois da publicidade
Diante desse panorama, a Marcopolo busca fortalecer suas iniciativas e estratégias. A empresa destaca o aumento do lucro bruto consolidado, mesmo com a queda nos volumes entregues, o que reflete a evolução do mix de vendas com o acréscimo de produtos de maior valor agregado.
(Reportagem escrita com auxílio de inteligência artificial. Edição: Rodrigo Petry)