Publicidade
TAIPÉ (Reuters) – A Taiwan Semiconductor Manufacturing Co, maior fabricante de chips sob contrato do mundo, está apostando na manutenção de seu forte crescimento, após divulgar nesta quinta-feira um salto de 54% no lucro trimestral, impulsionado pela crescente demanda por chips usados para inteligência artificial (IA). As ações saltavam 8,5% no pré-market em Nova York, na casa dos US$ 203.
A TSMC, cujos clientes incluem a Apple e a Nvidia, tem se beneficiado de um aumento na demanda por IA em um espectro de setores.
A empresa relatou um lucro líquido de 325,3 bilhões de dólares taiuaneses (10,11 bilhões de dólares) para o trimestre encerrado em 30 de setembro, o mais alto para qualquer trimestre, em comparação com os 300,2 bilhões de dólares taiuaneses previstos por analistas segundo projeções compiladas pela LSEG.
A TSMC, a empresa de capital aberto mais valiosa da Ásia, disse que a receita do terceiro trimestre aumentou 36% em relação ao ano anterior, para 23,5 bilhões de dólares, em resultado melhor do que a previsão anterior da empresa de uma faixa de 22,4 bilhões a 23,2 bilhões de dólares.
Ela disse que a receita anual para 2024 crescerá perto de 30% em termos de dólares, em comparação com uma estimativa anterior de um pouco acima de cerca de 25%.
A TSMC disse que a receita dos processadores de IA deve representar 10% de sua receita geral este ano.
“A demanda é real”, disse o presidente-executivo, C.C. Wei, em teleconferência, referindo-se à IA e acrescentando que ela durará muitos anos.
Continua depois da publicidade
O desempenho e as previsões robustas da empresa ressaltam a forte e contínua demanda por IA, depois que alguns observadores do setor levantaram dúvidas após uma perspectiva de vendas para 2025 menor do que a esperada nesta semana pela ASML, o maior fornecedor de equipamentos para fabricação de chips do mundo.
A empresa disse que o próximo ano parece ser “saudável” e previu uma perspectiva semelhante para os próximos cinco anos.
A TSMC está gastando dezenas de bilhões de dólares na construção de novas fábricas no exterior, incluindo 65 bilhões de dólares em três fábricas no Estado norte-americano do Arizona, embora tenha dito que a maior parte da fabricação permanecerá em Taiwan.
A fabricante de chips de Taiwan ainda disse que espera uma receita no quarto trimestre na faixa de 26,1 bilhões a 26,9 bilhões de dólares, acima dos 19,62 bilhões de dólares no mesmo período de 2023.
Continua depois da publicidade
(com Reuters)