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A Macy’s, gigante varejista dos Estados Unidos, anunciou nesta segunda-feira (25) que adiará a divulgação de seus resultados do terceiro trimestre de 2024, após a descoberta de que um funcionário ocultou entre US$ 132 milhões e US$ 154 milhões (R$ 766 milhões e R$ 895 milhões) em despesas. As informações são da Bloomberg e do The New York Times.
Segundo a varejista, o funcionário, que não está mais na empresa, havia “declarado incorretamente” as despesas de entregas nos últimos anos. Os dados teriam sigo ocultados desde o quarto trimestre de 2021 até o trimestre encerrado em 2 de novembro de 2024.
A companhia adiou a divulgação completa do balanço mas apresentou um conjunto resumido de dados financeiros, com panorama misto. Os números mostram tanto sinais de fraqueza quanto alguns pontos fortes, segundo o NYT.
As vendas comparáveis nas lojas próprias e licenciadas da varejista durante o terceiro trimestre caíram 1,3%, de acordo com resultados preliminares, ligeiramente melhores do que as expectativas dos analistas. A situação foi mais positiva na Bloomingdales, onde as vendas comparáveis do terceiro trimestre aumentaram 3,2%, e na Bluemercury, que registrou um aumento de 3,3% em uma base própria. Tony Spring afirmou que as vendas comparáveis de novembro estão “tendendo para cima” em relação aos níveis do terceiro trimestre em suas diversas marcas.
As vendas do terceiro trimestre caíram 2,4%, totalizando $4,74 bilhões, abaixo das estimativas de Wall Street.
“Enquanto trabalhamos diligentemente para concluir a investigação o mais rápido possível e garantir que este assunto seja tratado de forma adequada, nossos colegas em toda a empresa estão focados em atender nossos clientes e executar nossa estratégia para uma temporada de festas bem-sucedida,” disse Spring.
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A divulgação fez com que os papéis da companhia caíssem mais de 8% no pre-market e, às 16h (horário de Brasília) recuam mais de 3%. As ações já haviam perdido 19% este ano até o fechamento de sexta-feira.
Barômetro das festas de fim de ano
Como a maior rede de lojas de departamento nos EUA em receita, a Macy’s frequentemente serve como um barômetro do consumo de massa durante a importante temporada de festas de fim de ano. O adiamento na divulgação de lucros até após a extravagância anual de compras da Black Friday pode proporcionar aos investidores uma visão mais profunda sobre as tendências de gastos durante o período do Natal e do Ano Novo.
Embora o problema contábil e o adiamento dos lucros não sejam positivos, uma nota da Vital Knowledge indicou que “o alcance do problema não parece alarmante.” No entanto, o incidente — e o fato de que os erros contábeis remontam a 2021 — “levanta a questão sobre a competência dos auditores da empresa,” escreveu Neil Saunders, diretor administrativo da GlobalData.
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Essas situações geram mais nervosismo para investidores, que já estão preocupados com o desempenho da companhia.
A Macy’s utiliza serviços de auditoria da KPMG, uma das maiores auditoras dos EUA, que enfrentou uma série de dificuldades nos últimos anos. A empresa avaliou de forma positiva três bancos regionais apenas semanas antes de eles falirem em 2023.
(com Bloomberg e The New York Times)