M. Dias Branco (MDIA3) lucra 32% mais no 3º trimestre, a R$ 259 milhões, e eleva dividendos

Companhia aprova aumento de payout para 80% e de pagamento fixo trimestral para R$ 0,06 por ação

Alexandre Inacio

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A M. Dias Branco (MDIA3)  registrou lucro líquido de R$ 259 milhões no terceiro trimestre de 2023. O desempenho supera em 32,8% o resultado do mesmo período do ano passado e reflete forte geração de caixa, melhora no resultado financeiro e lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) trimestral recorde.

Entre julho e setembro, a M. Dias Branco viu seu Ebitda crescer 32,3%, para R$ 440,7 milhões. Já a receita da companhia encolheu 8,1% e fechou o terceiro trimestre do ano em R$ 2,73 bilhões.

O resultado líquido e o Ebitda expressam o resultado da estratégia financeira adotada pela companhia. Ao longo dos últimos meses, a M. Dias Branco alongou os prazos de financiamento junto a fornecedores e encurtou os prazos dos clientes.

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A consequência foi uma geração de caixa recorde no terceiro trimestre, de R$ 973,3 milhões. Assim, a empresa reverteu o cenário de caixa negativo de R$ 90,8 milhões no terceiro trimestre do ano passado.

“Depois de alguns trimestres perseguindo uma recuperação de margem [Ebitda], chegamos a 16,1%. Assim, conseguimos voltar a operar com a margem esperada pelo mercado, que é entre 15% e 20%”, disse ao IM Business, Fabio Cefaly, diretor de relações com investidores e de novos negócios da M. Dias Branco.

Fabio Cefaly, diretor de relações com investidores e novos negócio da M. Dias Branco (foto: Jarbas Oliveira/Divulgação)

Sobre a queda na receita trimestral, Cefaly diz não enxergar uma retração de demanda dos consumidores. Em sua avaliação, o varejo tem reduzido seus pedidos junto à indústria, em uma estratégia de proteção de caixas contra os juros e a inflação.

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O resultado são estoques mais baixos. Dados da M. Dias Branco mostram que, no terceiro trimestre, o estoque de biscoitos das marcas da companhia no varejo eram suficientes para 34 dias. O nível é 19% menor que os 42 dias registrados no mesmo período do ano passado.

No caso das marcas de massas, o estoque do varejo era capaz de atender à demanda de 39 dias, posição 11,4% menos que no terceiro trimestre do ano passado. “Para o varejo, o pior cenário é haver demanda e não ter o produto e temos dado esse alerta”, disse Cefaly.

Com uma situação de caixa confortável e um baixo nível de alavancagem (0,3 vez a dívida líquida/Ebitda), a M. Dias Branco tem aproveitado para ganhar market share. Segundo o executivo, a companhia tem negociado com os clientes medidas que geram maior volume de vendas.

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O executivo citou ainda que, durante a manhã desta sexta-feira, o conselho de administração da companhia aprovou um aumento nos dividendos pagos aos acionistas, já válidos para o exercício 2023. O payout (dividendo em relação ao lucro) anual passou de 60% para 80%, enquanto os pagamentos fixos trimestrais subiram de R$ 0,05 para R$ 0,06 por ação.

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