Lula discursa nos Brics, falas de diretores do BC, livro Bege, balanços e mais

Campos Neto e mais diretores do Banco Central discursam em eventos

Felipe Moreira

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República (Foto: Reprodução/YouTube)
Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República (Foto: Reprodução/YouTube)

Publicidade

Com uma semana marcada por indicadores econômicos fracos, os investidores se concentram nas notícias corporativas e políticas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursará por videoconferência na Cúpula do Brics nesta quarta-feira (23), após cancelar sua viagem à Rússia devido a um acidente doméstico.

Já a temporada de resultados nos EUA ganha destaque hoje com a divulgação dos balanços de gigantes como Tesla e Coca-Cola. No Brasil, a temporada de resultados começou de forma mais tímida, com apenas Romi (ROMI3) e Neoenergia (NEOE3) divulgando seus números até o momento.

Na frente econômica, o Livro Bege do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) e a a confiança do consumidor da Zona do Euro são os principais catalisadores da sessão.

Leia mais:

O que vai mexer com o mercado nesta quarta

Agenda

Às 16h30 (horário de Brasília), Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, se reúne com investidores em Washington D.C., em evento aberto à imprensa. Os diretores do BC Otavio Ribeiro Damaso e Paulo Picchetti também participam de eventos aberto à imprensa pela manhã.

O presidente Lula participará por videoconferência da reunião da 16ª Cúpula do BRICS. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cumpre agenda em Washington D.C.

Continua depois da publicidade

Brasil

14h30 – Fluxo cambial semanal

EUA

11h – Vendas de casas usadas em setembro

11h30 – Estoques de petróleo (AIE) semanal

Continua depois da publicidade

Zona do Euro

11h – Confiança do consumidor de outubro

Internacional

Maduro chega de surpresa

Nicarágua e Venezuela ficaram de fora da lista de potenciais novos membros, a pedido do governo brasileiro. Cuba e Bolívia foram convidados. Fecham a lista Indonésia, Malásia, Uzbequistão, Casaquistão, Tailândia, Vietnã, Nigéria, Uganda, Turquia e Belarus.

De surpresa, segundo reportagem do Estadão, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, desembarcou em Kazan na noite de terça-feira, horas depois de o acordo ter sido fechado entre as delegações e sherpas – o que inclui, além da criação da categoria de países parceiros, os termos do documento final da cúpula, a Declaração de Kazan, cujo rascunho tinha 106 parágrafos.

Continua depois da publicidade

Economia

Recomposição da arrecadação

O recorde de arrecadação registrado em setembro deve-se principalmente à recomposição da base fiscal, por meio do fim de medidas de ajuda as camadas mais ricas, disse nesta terça-feira (22) o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Em viagem a Washington, o ministro rebateu as alegações de relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) de que o país cresce por causa de estímulos fiscais.

Grau de investimento

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, disse na noite desta terça-feira, 22, que alcançar o grau de investimento tem que ser “meta fundamental” do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. “A Moody’s deu impulso importante, mas tem lição de casa que temos que fazer.”

Política

Discurso de Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa nesta quarta-feira na reunião de Cúpula do Brics. O chefe do Executivo fará uma participação por vídeo, após acidente doméstico no sábado impedir sua viagem para a Rússia, onde ocorre o evento.

Continua depois da publicidade

Cronograma da tributária

O cronograma oferecido pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do projeto de regulamentação da reforma tributária, prevê audiências públicas sobre a proposta na Comissão de Constituição e Justiça até o dia 14 de novembro. A votação, portanto, poderia ser realizada somente a partir da segunda quinzena de novembro. Estão previstas, ainda, duas sessões temáticas de debate da proposta no plenário do Senado, o que pode empurrar a votação final dos senadores para o início de dezembro.

Corporativo

Petrobras (PETR4)

O Palácio do Planalto avalia indicar o nome de Bruno Moretti para a presidência do Conselho de Administração da Petrobras, cargo atualmente ocupado por Pietro Mendes, segundo reportagem do jornal O Globo. Moretti é titular da Secretaria Especial de Análise Governamental da Casa Civil e já despacha diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Azul (AZUL4)

A companhia aérea Azul (AZUL4) tem duas propostas na mesa para captar entre US$ 400 milhões e US$ 500 milhões no mercado usando a Azul Cargo, divisão de logística da empresa, como garantia, de acordo com fontes ouvidas pelo Valor.

Continua depois da publicidade

(com Reuters, Estadão e Agência Brasil)