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(Bloomberg) — Os lucros da Tencent superaram as estimativas do mercado depois que a publicidade em vídeo no WeChat impulsionou o crescimento, um sinal de que os consumidores chineses estão recorrendo às mídias sociais e aos jogos, apesar da recessão nacional.
A operadora do WeChat relatou crescimento em todas as divisões: de jogos e publicidade até fintech, gerando um ganho de 10% na receita, para 154,6 bilhões de yuans (US$ 21,4 bilhões) no trimestre de setembro. O lucro líquido caiu 9% menos do que o esperado, refletindo o aumento dos gastos com conteúdo e um grande ganho único no trimestre do ano anterior, quando a Tencent divulgou que reduziria sua participação na Sea Ltd. uma representação da Tencent como seu maior acionista, subiu mais de 6% na Europa.
Os resultados podem ajudar a atenuar as preocupações de que a China, o maior mercado da Internet do mundo, tenha perdido força após anos de turbulência regulamentar e econômica. Os dados sugerem que os gastos com custos mais baixos e com lazer permanecem resilientes, apesar das retrações em segmentos que vão do luxo às viagens ao exterior. Os investidores temem que a economia chinesa possa entrar numa espiral deflacionária, um receio reforçado pelos gastos abaixo do esperado em plataformas de comércio eletrônico durante o festival de compras do Dia dos Solteiros deste ano.
A publicidade online, normalmente associada ao clima econômico, foi a divisão da Tencent que mais cresceu, com um ganho de 20% nas receitas. Isso foi impulsionado em parte pelo crescente envolvimento dos usuários nas contas de vídeo do WeChat, onde o total de visualizações aumentou 50% durante o trimestre. Isso é uma boa notícia para a Tencent, que há anos tenta se defender de uma acusação da ByteDance Ltd., proprietária da TikTok, sobre a mídia online.
Com isso, as margens brutas da empresa aproximaram-se dos 50%, níveis não vistos desde 2018. O seu lucro líquido ajustado, que exclui os excepcionais, aumentou 34%. Os executivos continuarão a procurar formas de devolver dinheiro aos acionistas, apesar de já terem distribuído cerca de US$ 24 bilhões aos investidores este ano. A empresa, por enquanto, prefere recompras em vez de dividendos ou vendas de ativos, uma vez que as avaliações são historicamente baixas, disse o presidente Martin Lau a analistas em uma teleconferência.
O “nível atual de margem bruta é sustentável e acreditamos que há espaço para crescer ainda mais”, disse o diretor de estratégia, James Mitchell.
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De um modo mais geral, porém, o consumo chinês permanece fraco devido a uma infinidade de ventos contrários, desde um mercado imobiliário em ruínas até ao aumento do desemprego entre os mais jovens. A pressão deflacionista piorou em Outubro, alimentando as expectativas de que a segunda maior economia do mundo necessita de mais estímulos. E o próprio ritmo de expansão da Tencent permanece bem longe do pico pré-Covid. Parte do crescimento do trimestre veio do exterior, depois que as receitas de jogos internacionais aumentaram 16%.
Resultados das chinesas
Na quinta-feira, Alibaba (BABA34) e NetErase vão divulgar seus resultados em outro conjunto de sinais sobre o desempenho do comércio eletrônico e dos jogos durante a reabertura pós-pandemia. O varejista online JD.com relatou na quarta-feira resultados que superaram as expectativas.
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“A melhoria substancial ano após ano na margem bruta aponta para ganhos estruturais de lucro impulsionados por uma mudança no mix de receitas”, disse Vey-Sern Ling, analista do Union Bancaire Privee. Mas “a resposta positiva das ações também sublinha o quão baixas foram as expectativas, um fator a levar em consideração na divulgação dos resultados de empresas de tecnologia da China nos próximos dias”.
A Tencent espera que seus principais negócios, desde jogos até pagamentos, sejam menos vulneráveis à crise, à medida que os consumidores continuam gastando em itens de baixo custo. Espera-se que a monetização por sucessos de verão, incluindo Valorant e Lost Ark, acelere durante o restante deste ano, enquanto a maior editora de jogos do mundo expande Honor of Kings – seu produto mais lucrativo – para mais gêneros.
Há sinais de que a Tencent está rechaçando a incursão de seu principal rival nas redes sociais nos jogos. A ByteDance está considerando a venda do Moonton, um estúdio de alto nível que comprou por US$ 4 bilhões há poucos anos, no que seria a maior retirada da operadora TikTok do espaço.
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A longo prazo, a Tencent junta-se a grande parte do setor tecnológico chinês na exploração do potencial da IA generativa. Seu grande modelo interno de linguagem, Hunyuan, está agora integrado a mais de 180 serviços, incluindo pesquisa e marketing on-line. Juntamente com o “arquiinimigo” Alibaba, a empresa sediada em Shenzhen também fez múltiplas apostas em empresas iniciantes de IA domésticas na chamada “guerra de cem modelos”, ajudando a criar novos unicórnios como Baichuan. Na quarta-feira, a empresa se comprometeu a continuar investindo.
Lau disse que a Tencent não ficará sem os chips de última geração essenciais para o treinamento de IA, que Washington acaba de proibir de vender na China. A empresa acumulou um dos maiores estoques de chips Nvidia Corp. H800 do país, o suficiente para treinar pelo menos algumas gerações de Hunyuan, disse ele.
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Por enquanto, o WeChat continua sendo um motor de crescimento mais confiável do que qualquer incursão de IA.
O super aplicativo da China é creditado por ter projetado uma reviravolta nas vendas de anúncios, depois que seu curto feed de vídeo atraiu usuários e profissionais de marketing de volta do Douyin da ByteDance, disse Mitchell.
Mas o gêmeo chinês do TikTok, entretanto, está invadindo rapidamente o território do WeChat, adicionando serviços do mundo real, como comércio eletrônico e entrega de comida.
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As ações da Tencent despencaram cerca de 25% desde a máxima de janeiro, ficando atrás do Hang Seng Tech Index, apesar das recompras e dividendos deste ano. O maior acionista da Tencent, Prosus, continua a ser uma vantagem, uma vez que o braço de investimento holandês da Naspers Ltd. tem vindo gradualmente a desfazer-se da sua participação na Tencent para financiar as suas próprias recompras.
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