Lucro da Via tem alta de 1.285% e vai a R$ 180 milhões no 1º trimestre

A companhia informa, porém, que o lucro líquido comparável "para os efeitos do incentivo de subvenção relacionado a anos anteriores foi de R$ 63 milhões"

Equipe InfoMoney

(Wikipedia)
(Wikipedia)

Publicidade

SÃO PAULO – A Via (VVAR3), dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, registrou lucro líquido de R$ 180 milhões no primeiro trimestre deste ano, uma alta de 1.284,6% em relação ao lucro de R$ 13 milhões apresentado um ano antes.

A companhia informa, porém, que o lucro líquido comparável “para os efeitos do incentivo de subvenção relacionado a anos anteriores foi de R$ 63 milhões”.

“No trimestre, o incentivo de subvenção totalizou R$ 150 milhões, dos quais R$ 117 milhões referem-se a efeito de anos anteriores e R$ 33 milhões ao primeiro trimestre de 2021”, explica a companhia.

Continua depois da publicidade

De janeiro a março, as vendas brutas totais (GMV) do grupo somaram 10,33 bilhões de reais, alta anual de 27% , refletindo ainda o forte crescimento das vendas por canais digitais diante das medidas de isolamento social devido à pandemia.

A receita líquida, por sua vez, ficou em R$ 7,547 bilhões entre janeiro e março, um crescimento de 19,1% na comparação com os R$ 6,339 bilhões apresentados um ano antes.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado recuou 6% na comparação anual, para R$ 584 milhões, com a margem Ebitda recuando 2,1 pontos percentuais.

Continua depois da publicidade

A Via atribuiu a piora à maior participação das vendas digitais no GMV total e à “menor alavancagem operacional uma vez que houve restrições para operação das lojas físicas no período”.

A companhia afirmou que teve crescimento acima do mercado, resultando em novos ganho de market share.

O indicador de alavancagem financeira, medido pelo caixa líquido/Ebitda ajustado dos últimos 12 meses ficou em 0,8 vez no trimestre. A posição de caixa fechou março em 7,2 bilhões de reais, ante 9,26 bilhões no fim de 2020.

Continua depois da publicidade

(Com Estadão Conteúdo e Reuters)

Série gratuita ensina na prática como identificar ativos com excelente potencial de valorização. Clique aqui para se inscrever.