Publicidade
O CEO da Locaweb (LWSA3), Fernando Cirne, se mostrou bastante cauteloso em relação ao cenário econômico neste final de ano. Segundo ele, a companhia segue com crescimento constante e isso traz confiança para o próximo período, mesmo considerando que a economia no Brasil “não está maravilhosa”.
Cirne ressaltou que “não se pode esperar a economia reaquecer” para que a companhia procure suas estratégias de crescimento. Em relação ao quarto trimestre, ele considerou que o crescimento que tem ocorrido dá uma luz do que se espera, especialmente em relação à Black Friday e ao Natal.
“Obviamente que a Black Friday é muito importante. Mas, ao longo de novembro, as vendas começaram a ser espalhadas para garantir que o consumidor compre com maior frequência. Estou otimista, apesar de o mercado ainda estar bastante duro. Há ar de positividade, mas temos que esperar o mês acabar”, acrescentou Alessandro Gil, diretor da unidade de negócios.
Continua depois da publicidade
Em relação às margens, Cirne destacou que houve uma queda (de 34% esperados pela companhia para 32%), por conta da cadeia de pagamentos. “Essa queda de margem aconteceu por pressão de queda da cadeia de adquirência de pagamentos”, afirmou. “Estamos trabalhando para reverter isso, não é algo muito complexo e esperamos reverter nos próximos trimestres com nossos esforços”, comentou o CEO.
Sobre esse tema, o VP de serviços financeiros, Cassius Schymura, afirmou que medidas já foram tomadas para que a situação seja revertida, após destacar que, de fato, houve um impacto de aumento de custos na cadeia de adquirência. “Fizemos já algumas ações no terceiro trimestre, mas vamos implementar novas ações para reverter o impacto”, destacou.
As declarações ocorreram durante teleconferência com analistas, nesta sexta-feira (10). O grupo, no terceiro trimestre, saiu do prejuízo e lucrou R$ 3,9 milhões, no balanço reportado na noite de quinta-feira (9).
Continua depois da publicidade
Por volta das 13h15, as ações da companhia recuavam 4,39%, cotadas a R$ 6,32.
Locaweb vê evolução nas margens
Cirne ressaltou, como um dos destaques do trimestre, os ganhos na margem Ebitda das empresas adquiridas. Segundo ele, isso tem sido um trabalho contínuo, ajudado pela alavancagem operacional, assim como pelo controle de custos. “A empresa vem acelerando e mostrando muito crescimento em relação ao trimestre anterior”, comentou.
O diretor destacou o crescimento de receitas no segmento e-commerce, por meio de esforços realizados pela companhia. A receita de e-commerce é dividida entre ecossistema e assinatura. O crescimento da receita de ecossistema veio menor que de assinatura, mas o menor avanço na comparação anual vem da base robusta vista em 2022, de acordo com o executivo.
Continua depois da publicidade
“Nosso foco segue no ganho de rentabilidade nas operações adquiridas”, afirmou Cirne. A companhia tem feito consolidação de operações, de forma a facilitar o entendimento do cliente em relação às marcas do grupo.
A geração de caixa da companhia tem crescimento superior ao Ebitda e o diretor destacou também a expansão da receita com esforços de baixo investimento, o que se traduz em baixo impacto na margem.
Marca
Por fim, Cirne destacou que os clientes de marcas de operações de e-commerce não “se enxergam como Locaweb”, de acordo com pesquisas.
Continua depois da publicidade
Assim, disse ele, foi necessário para a companhia buscar uma marca corporativa que pudesse ter uma relação com Locaweb, mas não tão forte como Locaweb Company.
A companhia, que é composta por cinco linhas de negócio, optou, dessa forma, por adotar como nome o ticker já usado na Bolsa, passando a se chamar LWSA.
Planilha
Resultados do 3º trimestre
Acesse gratuitamente a planilha secreta do InfoMoney para acompanhar a temporada de balanços. Clique no link abaixo para receber a sua por email.