LinkedIn e eBay doam US$ 20 mi para tornar inteligência artificial mais segura

Executivos de ambas as empresas defendem um desenvolvimento mais consciente e seguro desse tipod e tecnologia

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – Os fundadores do LinkedIn e ebay estão doando juntos US$ 20 milhões, cerca de R$ 64 milhões, para financiar pesquisas acadêmicas destinadas ao desenvolvimento da inteligência artificial (IA), segundo o jornal The Guardian.

Os executivos de ambas as empresas apoiam a causa da inteligência artificial desde que a mesma seja desenvolvida com segurança e de forma consciente, a fim de não ser prejudicial para a sociedade no futuro. 

As instituições doaram US$ 10 milhões para o fundo filantrópico batizado de “The Ethics and Governance of Artificial Intelligence Fund” com a expectativa de angariar cada vez mais investidores para patrocinar as pesquisas que vão ocorrer no Media Lab do MIT e no Berkman Klein Center, de Harvard.

“Há uma urgência em assegurar que a IA beneficie a sociedade e minimize os danos”, disse o fundador do LinkedIn, Reid Hoffman. “A tomada de decisões da IA pode influenciar muitos aspectos do nosso mundo agora – educação, transporte, saúde, justiça criminal e economia – mas os dados e o código por trás dessas decisões podem ser invisíveis e ter consequências ruins no futuro”.

As áreas específicas de pesquisa em que o fundo se concentrará não são fixas, mas as possibilidades incluem o projeto ético – “como construir e projetar tecnologias que considerem as estruturas éticas e os valores morais como características centrais da inovação tecnológica?”, ideia defendida pelos executivos de ambas as empresas, segundo o jornal. 

O diretor do laboratório do MIT, Joi Ito, tem consciência dos riscos. “Um dos desafios mais críticos é ter certeza de que as máquinas que treinamos não se perpetuem e amplifiquem todo tipo de viés que ameace nossa sociedade”, disse Ito.

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O fundo é um dos novos órgãos que visam moldar o futuro da IA em uma direção positiva – ou, pelo menos, reflexiva. Um outro exemplo disso, é a “Partnership on AI” uma parceria colaborativa envolvendo Google, Facebook, Amazon, IBM e Microsoft, que foi lançada em setembro de 2016 para “estabelecer melhores práticas de IA”, mas ainda não fez nada publicamente além de anunciar sua própria criação. 

Giovanna Sutto

Jornalista com mais de 6 anos de experiência na cobertura de finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.