Publicidade
SÃO PAULO – A empresa Amtrak, uma estatal de transporte ferroviário norte-americana, anunciou uma nova geração de trens de alta velocidade que começará a funcionar em 2021, de acordo com o site Business Insider.
O investimento dos 28 novos trens foi de US$ 2,45 bilhões e integrarão a frota já existente da Acela Express no corredor nordeste entre Washington e Boston, via Baltimore, Philadelphia e Nova Iorque.
O trem funcionará com velocidade média de 260 km/h, e atingindo cerca de 299 km/h em sua máxima. Uma melhora considerando os 240 km/h da frota anterior da Acela Express.
Além da melhora no desempenho, o interior dos novos trens contará com um upgrade também. Os novos recursos incluem uma Wi-fi mais potente, luzes ajustáveis para leitura nos bancos, mais saídas USB e serviço de alimentação.
O percurso de trem feito entre Washington, D.C até Nova York levará cerca de meia hora, sendo que hoje é feita em cerca de 3h. Além disso, a capacidade de passageiros será 35% maior e o a estrutura do transporte 30% mais leve, o que reduz o consumo de energia em 20%.
A Amtrak está em contato com a Alstom – criadora dos trens de alta velocidade na França – para promover mais melhoras na sua frota nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
O protótipo da Amtrak estará pronto em 2019, funcionando para testes. E em serviço oficial em 2021, e todos os 28 trens estarão em operação em 2022.