JV de Gerdau (GGBR4) e Newave adquire 100% da Arinos e prevê investimentos de R$ 1,4 bi em usina solar em MG

Parque Solar Arinos deverá fornecer 30% de seu volume de energia renovável produzida para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil

Felipe Moreira

Painéis solares (Reprodução Reset)
Painéis solares (Reprodução Reset)

Publicidade

A Newave Energia, empresa na qual a Gerdau (GGBR4) detém participação indireta de 33,33%, celebrou acordo para aquisição da totalidade das ações da Solar Arinos Holding, detidas pelo Grupo Voltalia, com o objetivo de desenvolver, construir e operar um novo parque de geração de energia solar em Arinos, no estado de Minas Gerais, informou a siderúrgica nesta terça-feira (10).

O Parque Solar Arinos deverá ter capacidade instalada de aproximadamente 420 MWp (Megawatts-pico) e inclui uma subestação de energia.

O investimento total para construção do Parque Solar Arinos será de aproximadamente R$ 1,4 bilhão, integralmente suportado pela Newave Energia, com uma combinação de seu capital próprio e dívida.

Com a celebração dos instrumentos definitivos, cumprem-se as condições para que a Gerdau complete a integralização de sua parcela no capital na Newave Energia ao longo da construção do projeto.

“Uma vez operacional, o Parque Solar Arinos deverá fornecer 30% de seu volume de energia renovável produzida para unidades de produção de aço da Gerdau no Brasil, na modalidade de autoprodução, contribuindo com o atingimento das metas de redução de emissões de efeito estufa e reforçando os objetivos da Gerdau por maior competitividade”, diz comunicado.

“Esse volume de energia corresponde a aproximadamente 34 MWm, o equivalente ao consumo de uma unidade siderúrgica com capacidade de aproximadamente 400 mil toneladas anuais, ou, aproximadamente 7% do consumo de energia anual da companhia no Brasil”.

Por fim, a Gerdau informou que o uso dessa energia deve gerar uma redução estimada 22.000 tCO2e ao ano para a empresa.